Você é uma dessas pessoas que gosta de café, mas sente um certo incômodo com o sabor amargo do grão? Tudo bem, nem sempre o café fica perfeito e às vezes é possível sentir um amargor intenso.
Veja também: Manter o gás do refrigerante por mais tempo: descubra como fazer
Principalmente pessoas que estão em alguma dieta querem entender como fazer um café amargo mais suave. Para isso, existe um truque simples e que pode ser feito por qualquer pessoa.
Por que o café é tão amargo?
Antes de ensinar o truque, é preciso conhecer um pouco mais sobre o café, tão apreciado pelo Brasil e ao redor do mundo. Essa bebida é produzida através dos grãos do fruto cafeeiro. Depois de sem colhidos, esses grãos (que nada mais são do que as sementes do fruto) passam a ser torrados e moídos. Há quem prefira comprar o grão íntegro para moê-lo em casa. Porém, na maioria das vezes, o pó de café é comprado pronto no mercado.
Originalmente, o café foi popularizado para o mundo a partir da Arábia Saudita, embora a Etiópia tenha ficado conhecida como o berço do grão. O que ocorre é que os árabes decidiram manter segredo sobre a bebida devido ao seu alto valor econômico. Vale destacar que foram atribuídas várias características milagrosas ao café ao longo dos anos.
De onde vem o sabor amargo do café
O tradicional amargor do café é proveniente do seu principal princípio ativo, a cafeína. Ela dá a essa bebida um sabor amargo, porém, nem sempre ela é a única responsável por isso. O próprio processo de torra dos grãos dá ao líquido o característico sabor amargoso além da cor escura.
Existem alguns tipos de café que passam por processos diferentes de torra. Eles são naturalmente menos amargos. Ou seja, nem sempre o ditado de “quanto mais amargo, mais forte” vale para o café.
Como fazer um café menos amargo?
O procedimento para retirar parte do amargor do café é bastante simples. Antes de coar o pó, umedeça o filtro. Pronto, isso vai garantir que a bebida fique mais tolerável, principalmente se você prefere tomá-la sem adição de açúcar ou adoçantes.