scorecardresearch ghost pixel



Manter o gás do refrigerante por mais tempo: descubra como fazer

Descubra o que é mito e o que é verdade sobre como manter o refrigerante com gás por mais tempo. O melhor é optar por embalagens menores.



Quem gosta de beber refrigerante sabe que é difícil manter o gás durante muito tempo. É frustrante acordar no outro dia e perceber que aquela garrafa que você abriu na noite passada perdeu todo gás.

Veja também: Lista: conheças quais são as frutas que abrem o apetite

E tem muita gente querendo descobrir como resolver essa situação. Se você parar para pesquisar na internet, vai se deparar com muitas respostas um tanto quanto dúbias, dando dicas de como manter o gás do refrigerante por mais tempo depois de aberto.

Mas como saber o que é verdade e o que é mito? Pensando sobre isso, resolvemos trazer este texto para esclarecer melhor a você.

Sacudir a garrafa antes de abrir novamente faz com que o gás retorne

Não existe essa possibilidade. Quando se sacode a garrafa faz com que as moléculas que estavam paradas se agitem, possibilitando que o gás retido seja liberado.

Isso causa a falsa impressão de que o gás retornou, mas o que ocorre é o inverso, isto é, se perde mais gás ainda.

Colocar uma colher no gargalo da garrafa bloqueia a passagem do gás

Só se for por algum tipo de truque mágico para que essa alternativa funcione. Inclusive, Robert Wolke, químico da Universidade de Pittsburgh, destaca: “Para que esse truque funcione, o talher teria de produzir alguma força misteriosa que empurrasse o gás carbônico de volta para o líquido. O fato é que não conhecemos nenhuma força desse tipo.” 

Perde-se gás ao abrir uma garrafa de refrigerante ainda quente

É verdade, pois as moléculas de CO2 se movimentam mais quando se abre o refrigerante com embalagem ainda quente. E esta é a razão de sair tanto líquido quando você abre uma garrafa de refri que está quente.

Transferir o refrigerante para um frasco menor 

Existem controvérsias a respeito desse procedimento. Ao transferir o conteúdo se perde um pouco de gás. Contudo, em uma garrafa menor, significa que terá menos espaço para esvair a garrafa. Só que se essa nova embalagem não ficar bem vedada o gás será perdido.

Refrigerantes próximos da data de vencimento têm menos gás

É verdade, porque essas garrafas já tiveram um histórico de muitos deslocamentos, já sofreram quedas. E muito possivelmente, ao abrir uma embalagem com esse histórico, haverá maior liberação de gás.

Esses são os mitos e verdades sobre manter o gás do refrigerante por mais tempo. O que fica de aprendizado é que o melhor é consumir a bebida gelada, manter sempre bem fechada e cuidar para que os prazos de validade sejam mais longos. E se você quer evitar perder o gás do refrigerante, considere comprar embalagens menores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário