Atualmente, o governo está pagando o FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para as pessoas que estão com o modo saque-aniversário ativado. Esse valor está sendo pago diretamente do saldo que cada trabalhador tem disponível em seu FGTS, e é pago sempre no mês do aniversário da pessoa, com o valor máximo de R$ 2.900.
Veja também: Pagamento 1ª e 2º parcela do 13º do INSS: Veja as datas anunciadas
Dessa forma, os próximos a receber o valor serão os nascidos em abril. No entanto, mesmo as pessoas que nasceram em janeiro ainda podem receber seu dinheiro, já que os nascidos em janeiro têm até o dia 31 deste mês para receber o valor, e depois só no ano que vem.
Portanto, quem vai receber o dinheiro em abril vai ter até o último dia de junho para poder pegar o seu dinheiro, que como dito, pode ser até no máximo R$ 2.900.
Portanto, se você está pensando em mudar o seu saque do FGTS para essa modalidade, a do saque-aniversário, é preciso ter atenção se você ainda tem o direito de receber esse ano, porque se você contratar depois da data não vai ter como sacar o dinheiro atrasado. Isso significa que a pessoa tem sempre até o último dia útil de seu mês de aniversário para migrar e ainda receber o dinheiro.
Trabalhadores são obrigados a migrar para o saque-aniversário?
Vale lembrar ainda que nenhum trabalhador é obrigado a migrar para o saque-aniversário caso não queira. Normalmente as pessoas recebem o saque-rescisão assim que deixam o seu emprego. No entanto, a pessoa pode optar por receber um valor todo ano no mês do aniversário. Mas é importante ter em mente que essa é uma decisão que deve ser tomada com cuidado, afinal, para voltar ao método antigo existe um tempo de carência.
Acontece que se você faz parte do saque-aniversário e quer voltar para o saque-rescisão, você precisa esperar 2 anos para que a nova migração passe a valer.
E nesse meio-tempo você não vai receber o saque-aniversário, e se sair do seu emprego, você vai receber somente 40% do que estiver disponível no seu FGTS, e só depois de 2 anos você poderá ficar seguro com o saque.
Vale lembrar ainda que quem recebe o saque-aniversário também só tem disponível 40% do saldo do FGTS caso saia de seu atual emprego. Portanto tenha certeza sobre qual a modalidade de saque faz mais sentido para você.
Lembrando que para migrar para essa modalidade tudo o que você precisa fazer é baixar no seu celular o aplicativo oficial da caixa do FGTS, e através dele você vai encontrar o menu de opções. Por lá você pode fazer a migração, bem como consultar o saldo do seu FGTS.