O mês de março começa com uma boa notícia para mais de 5 milhões de famílias brasileiras. O Governo Federal anunciou o plano para pagamento do auxílio gás, um dos benefícios que o governo oferece para famílias de baixa renda.
Veja também: Por que alguns cidadãos que moram sozinhos não receberam o Auxílio Gás?
Esse benefício é um verdadeiro alívio para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica, principalmente no momento atual, onde a inflação impulsiona uma escalada dos preços assustadora.
O auxílio gás equivale a 50% do valor médio do botijão de 13kg. Esse benefício torna o GLP mais acessível, tendo em vista que em algumas regiões o valor do gás pode ultrapassar facilmente a faixa dos R$ 120.
Quem tem direito ao benefício?
O programa de auxílio prevê suporte às famílias inscritas no CadÚnico, que é um sistema de cadastro do governo para famílias de baixa renda. Não é necessário nenhum cadastro especial, entretanto, as famílias precisam se enquadrar nos critérios estabelecidos pelo regulamento do programa.
Um dos requisitos para se enquadrar no benefício, é que as famílias beneficiárias não possuam renda superior a meio salário mínimo, ou seja, R$ 606 no ano de 2022.
Além disso, as famílias beneficiárias precisam se certificar de manter os dados do CadÚnico atualizados. Assim, as autoridades competentes conseguem avaliar se a família se enquadra ou não no benefício.
Como receber o auxílio gás?
Para receber o auxílio gás é necessário possuir um cadastro no app Caixa Tem. É através desse aplicativo que são realizados os repasses do benefício do auxílio gás. O aplicativo permite movimentar e utilizar o auxílio para realizar pagamentos de contas e compras com os benefícios do governo.
No app o cidadão tem acesso a um cartão de débito virtual que serve como ferramenta para viabilizar as transações financeiras.
Calendário atualizado no mês de março 2022
Como de costume, o pagamento que é veiculado através da Caixa Econômica Federal é realizado de acordo com o número do NIS dos beneficiários. Dessa forma, segue a programação de pagamento para o mês de março:
- Final do NIS 1 – 18 de março;
- Final do NIS 2 – 21 de março;
- Final do NIS 3 – 22 de março;
- Final do NIS 4 – 23 de março;
- Final do NIS 5 – 24 de março;
- Final do NIS 6 – 25 de março;
- Final do NIS 7 – 28 de março;
- Final do NIS 8 – 29 de março;
- Final do NIS 9 – 30 de março;
- Final do NIS 0 – 31 de março.
Basta acompanhar o cronograma de pagamento e em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Canal de Atendimento ao Cidadão através do número 111.