Já pensou em tomar chá de alface? Apesar de normalmente consumirmos a alface na forma de salada, saiba que o chá de alface é uma bebida muito rica em diversos nutrientes e que ainda possui propriedades calmantes. Saiba tudo sobre esse chá e como aproveitar todos os seus benefícios.
Veja também: PIS/Pasep 2022: Liberados dois novos lotes de pagamento hoje; Veja como consultar
Benefícios da alface
A alface é rica em ferro, cálcio, magnésio e potássio, o que ajuda a eliminar as toxinas do corpo e também aumentam o metabolismo, o que ajuda no emagrecimento. O potássio também ajuda a regular a pressão arterial e a taxa cardíaca. Também podemos encontrar vitaminas do complexo B, ácidos graxos e ômega 3, que ajudam o coração a funcionar bem.
Outra vitamina presente em grandes quantidades na alface é a vitamina K, que ajuda a diminuir a queda de cabelo e também previne o aparecimento de fios grisalhos. A vitamina K também é super importante para a formação neural de bebês, e por isso mulheres grávidas devem consumir bastante alface.
Você já ouviu falar que a alface ajuda a combater a insônia? Isso se deve ao fato de possuir bastante lactucarium, que é uma substância conhecida por suas propriedades calmantes que ajudam a relaxar e a ter uma boa noite de sono.
Porém, apesar de todos esses benefícios e mesmo com um gosto bem neutro, muita gente não gosta de consumir a alface em saladas, então uma boa opção é consumi-la em um delicioso chá.
Como a alface pode não agradar, uma boa dica é colocar outros ingredientes no chá, que vão ajudar a trazer um sabor agradável e a manter todas as propriedades da alface.
Dicas para preparar seu chá de alface
Muita gente acaba preparando chás de forma errada e com isso perde grande parte dos nutrientes e substâncias benéficas. Para que isso não aconteça, a primeira dica é não deixar as folhas ferverem. Independentemente do chá que você for fazer, você deve prepará-lo da seguinte forma:
- Coloque a água em uma caneca e ligue o fogo até que comece a levantar fervura. A hora certa de desligar o fogo é quando começarem a aparecer aquelas bolhas no fundo e laterais da caneca.
- Desligue o fogo, acrescente as folhas e tampe por aproximadamente 5 minutos.
- Coe e sirva.
Isso pode mudar, caso você use alguma raiz, como o gengibre ou então canela. Nesse caso, você deve colocar o gengibre ou a canela junto com a água e ligar o fogo.
A hora que a água entrar em ebulição é o momento de desligar o fogo. Espere a água esfriar um pouco, coloque as folhas, abafe por 5 minutos e beba.