A gasolina vendida no Brasil contém um porcentagem de etanol. A maior parte da mistura de etanol na gasolina brasileira ocorre para atender aos requisitos ambientais. A Petrobrás administra os requisitos juntamente com outros órgãos.
O conteúdo energético do etanol é cerca de 33% menor do que a gasolina pura. O impacto do etanol na economia de combustível do veículo varia dependendo da quantidade de desnaturante que é adicionada ao etanol.
O conteúdo energético do desnaturante é aproximadamente igual ao conteúdo energético da gasolina pura. Em geral, a economia de combustível do veículo pode diminuir cerca de 3% ao usar etanol em relação à gasolina.
Benefício
A produção de etanol cria empregos em áreas rurais onde são necessárias oportunidades de emprego. Além disso, o dióxido de carbono liberado por um veículo quando o etanol é queimado é compensado pelo dióxido de carbono capturado quando as culturas de matéria-prima são cultivadas para produzir etanol.
Isso difere da gasolina e do diesel, que são refinados a partir do petróleo extraído da terra. Nenhuma emissão é compensada quando esses produtos petrolíferos são queimados.
O uso de etanol e outros combustíveis alternativos e tecnologias avançadas para reduzir o consumo de combustível continua a fortalecer a segurança nacional e reduzir os custos de energia de transporte para empresas e consumidores.
Quando compensa abastecer com etanol?
Para saber se compensa abastecer com etanol, o consumidor deve verificar se o preço da bomba corresponde a 70% ou menos do valor cobrado pela gasolina. Dessa forma o custo do etanol é viável para o motorista.