Parasitas como pulgas e carrapatos não representam perigo apenas para os pets. Claro que os animais de estimação são os mais afetados com esses insetos indesejáveis, mas os humanos também podem sofrer consequências. A presença de carrapatos na casa é capaz de provocar doenças nos moradores e gerar incríveis desconfortos. Por isso, nada mais urgente do que aprender como acabar com carrapatos em casa.
Veja também: Baratas em casa: repelentes naturais para acabar com elas
Dicas iniciar para acabar com os carrapatos da sua casa
A primeira pergunta que vem à mente de quem quer resolver o problema é sobre o local onde esses parasitas ficam. Afinal, mesmo retirando as pulgas e os carrapatos dos pets, esses insetos continuam voltando e aparecendo “do nada”.
O que ocorre é que eles ficam escondidos no ambiente da casa, em locais discretos e difíceis de observar. Por serem minúsculos, os carrapatos vivem nas frestas do piso e das portas, por exemplo. O jardim também é um prato cheio para que os insetos possam sobreviver muito bem. Por isso, comece fazendo uma boa limpeza para acabar com os carrapatos da sua casa.
Inspecione plantas, frestas e o próprio animal. Nem sempre é fácil descobrir o primeiro carrapato em seu bichinho. Por isso, principalmente depois de um passeio, olhe com atenção toda a pelagem.
Como acabar com os carrapatos de uma vez por todas
A maneira mais eficiente de acabar de vez com os carrapatos é solicitar uma dedetização profissional. Contudo, nem sempre é preciso apelar para a saída mais drástica logo de cara.
Existem alguns produtos pouco tóxicos para os pets e para os humanos vendidos em pet shop que podem ser usados. Geralmente eles são diluídos em água e basta borrifar ou passar pelo chão para se livrar do problema.
Em todos os casos, o mais indicado é manter os animais e as pessoas fora da residência por, pelo menos, 24 horas. Mantenha as janelas e as portas abertas depois do processo para purificar o ambiente.
Soluções caseiras como vinagre e bicarbonato de sódio podem ajudar se a infestação não tiver iniciado. Caso contrário, será difícil eliminar muitos parasitas com saídas mais “naturais”.