scorecardresearch ghost pixel



Como fazer adubo líquido orgânico para usar na horta

Aprenda uma receita fácil e simples para fazer adubo líquido e orgânico na sua casa. O material pode ser utilizado para fertilizar sua horta e qualquer outro vegetal.



A horta caseira é a vontade de muitas pessoas que se acanham diante de uma hipotética dificuldade em lidar com os vegetais. Isso porque existe uma crença de que manter a terra fértil e uma boa produção pode ser uma tarefa impossível. Contudo, o que ninguém te contou é que dá para fazer seu próprio adubo em casa e sem tanto esforço assim. Hoje você vai aprender como fazer adubo líquido para cuidar das suas hortaliças.

Veja também: Dicas para fazer seus temperos durarem mais na geladeira

Uma das principais vantagens em cultivar verduras e legumes em casa está em comer vegetais sempre fresquinhos. Para isso, um solo fértil é essencial e precisa ser a meta de qualquer um que queira cultivar plantas em casa. O melhor de tudo é que o adubo líquido é super potente e estará livre de agrotóxicos e outros insumos químicos que fazem mal à saúde.

Adubo orgânico é eficiente para as plantas em sua casa?

Sim. O adubo orgânico é extremamente eficiente e garante uma série de nutrientes para o solo. Todos eles são essenciais para o desenvolvimento de vegetais saudáveis.

Mas afinal de contas, o que é o adubo orgânico? Para resumir, esse tipo de fertilizante é feito com base em matéria orgânica que você mesmo produz no dia a dia. Em outras palavras, é um adubo feito com restos de alimentos e outros materiais, como borra de café, cascas, sobras de frutas, madeira, carvão etc.

Assim, mais do que garantir nutrientes para a terra onde a sua horta será plantada, é uma forma de reaproveitar o que antes iria para o lixo. Além disso, dá para se fazer a versão líquida do adubo, mais concentrada e poderosa.

Como fazer adubo líquido e orgânico para a horta?

A primeira coisa é guardar os restos de alimentos que sobram na sua casa. Evite guardar sobras de carnes e de frutas cítricas, que podem prejudicar o solo e atrair alguns animais. Da mesma forma, não separe os restos da comida que já foi cozida. Guarde as cascas de ovos, borra de café, talos e cascas de legumes e frutas.

Separe as folhas secas que caem de árvores e vegetais da sua casa, do vizinho ou mesmo que estão na calçada. Coloque tudo em um tambor ou balde plástico com tampa. Depois de 20 dias, coe os restos para ficar apenas com o líquido que sobrou da decomposição de toda essa matéria.

Guarde o adubo líquido em uma garrafa pet, por exemplo. Sempre que for utilizar, faça uma mistura de uma parte de adubo para 10 partes de água. Borrife o despeje no solo para fertilizar a terra.




Voltar ao topo

Deixe um comentário