scorecardresearch ghost pixel



Conheça as regras do PIS e saiba se você tem direito de receber o abono salarial

Quem tem direito ao PIS 2022? Saiba mais!



O PIS, destinado aos trabalhadores da rede privada, e o Pasep, aos de empresas públicas, são benefícios sociais aguardados pela população brasileira, que conta com essa renda extra para a realizar objetivos e colocá-los em prática ao longo do ano. 

Leia também: Abono salarial PIS/Pasep em dobro: Trabalhador poderá sacar até dois salários mínimos em 2022

No entanto, muitas pessoas se questionam a respeito de quem tem direito a receber o abono salarial. Apesar de ser um benefício bem-vindo para qualquer um, é necessário preencher alguns requisitos para se enquadrar no recebimento do PIS.

Se você quer saber quais são esses requisitos, continue lendo esta matéria  para saber mais!

Quais são as regras para receber o PIS 2022?

Todos os anos, o PIS a ser pago tem como base um ano trabalhado. No PIS 2022, é considerado como base o ano de 2020. Sendo assim, as regras para receber o benefício levam em consideração algumas informações a respeito do ano-base de 2020.

Sendo assim, para receber o PIS 2022, o cidadão precisa ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias consecutivos no ano de 2020.

Além disso, é requisito ter recebido mensalmente, no ano em questão, a quantia de no máximo 2 salários mínimos.

Outra coisa importante é estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, bem como estar com os dados cadastrais atualizados no RAIS.

Com essas informações em mente, tente analisar se você se enquadra nessas regras para solicitar o seu PIS 2022. Mas, caso não tenha certeza delas, você pode consultar de forma bem fácil se tem direito a receber o benefício. 

Como consultar se eu tenho direito de receber o PIS 2022?

Existem vários canais disponibilizados pelo Governo Federal para que você possa realizar essa consulta de forma gratuita. Você pode fazer isso por ligação telefônica ou pelos diversos aplicativos.

No caso de ligação telefônica, você pode entrar em contato com o número 158, que é um canal de atendimento feito especialmente para o trabalhador.

Mas, caso não goste de falar ao telefone e prefira a facilidade de um aplicativo, você pode baixar o aplicativo da carteira de trabalho digital, ou, ainda, o Meu INSS ou Caixa Tem, para consultar se você tem direito ao PIS 2022.




Voltar ao topo

Deixe um comentário