Qualquer pessoa que tenha o mínimo de consciência citará o coração, os pulmões e o cérebro como os órgãos vitais mais evidentes. Qualquer um deles que pare de funcionar, o fim da é inevitável. O problema é que constantemente estamos jogando contra a nossa própria saúde.
Veja também: Aprenda a descascar ovos de codorna de maneiras fáceis e rápidas
Diversos alimentos podem oferecer uma série de riscos ao coração. Por isso, separamos uma lista com os principais inimigos alimentares que seu sistema cardíaco pode ter.
1 – Fast food
Parece óbvio demais, mesmo assim muitas pessoas insistem em comer rotineiramente vários itens de fast food. O problema dessas comidas é a alta concentração de gorduras saturadas de origem animal, principalmente em hambúrgueres. Esse tipo de gordura quando em excesso é uma das causas do entupimento de veias e de problemas cardíacos.
2 – Alimentos e carnes processadas
Salsicha, bacon, salames, presuntos e outras carnes processadas fazem muito mal para o seu coração. No geral elas são riquíssimas em gorduras saturadas, danosas para o sistema cardiovascular. Até as opções light não são indicadas, pois apresentam grande índice de sódio, que também prejudica a circulação.
3 – Frituras
Quem não gosta de uma boa fritura, certamente não sabe o que está perdendo. Porém, o consumo desses alimentos pode trazer prejuízos graves para a saúde do coração. A fritura aumenta o nível de colesterol LDL (ruim) e diminui o de colesterol HDL (bom). Ou seja, é o tipo de comida ideal para entupir algumas veias.
4 – Doces
Altas quantidades de açúcar provocam diversos efeitos colaterais que mais cedo ou mais tarde vão impactar no coração. Os doces contribuem para o aumento de peso, sedentarismo, cansaço, aparecimento de diabetes, aumento de colesterol etc. Além disso, o açúcar é um agente inflamatório para o organismo. Isso vale para todos os tipos de doces: bolachas, docinhos de criança, balas, chicletes, refrigerantes e qualquer outro.
5 – Margarina
Você certamente já ouviu falar em gordura trans, certo? Pois é, ela está presente na margarina e é um risco potencial à saúde do coração. Sempre confira o rótulo dos produtos com atenção.
6 – Refrigerante zero
Esses refrigerantes não possuem açúcar e apresentam quantidades insignificantes de calorias, é verdade. Mas a quantidade de sódio e de produtos químicos faz mal para o coração, para o intestino e, inclusive, para o bom funcionamento da mente.