Os trabalhadores que ficaram de fora do abono salarial deste ano já podem realizar uma consulta detalhada ao PIS/Pasep para entender qual foi o motivo da recusa no programa.
Leia mais: PIS/Pasep 2022: Bolsonaro autoriza abono salarial de até R$ 1.212 nesta semana
A ferramenta de verificação foi disponibilizada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, em parceira com a Dataprev – empresa de tecnologia da Previdência Social.
Recentemente, o governo federal habilitou mais de 1,6 milhão de trabalhadores para receber o abono salarial após um período de reprocessamento das informações. Com isso, ficou definido que 24,2 milhões de pessoas têm direito ao benefício, que totaliza R$ 22,62 em recursos este ano.
A revisão dos dados foi necessária em razão das divergências e falta de informações de profissionais na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Com isso, foi possível garantir o acesso aos funcionários de empresas privadas (PIS) e servidores públicos (Pasep) o pagamento correto do abono salarial.
Consulta PIS e Pasep de forma detalhada
Interessados em saber se foram incluídos na nova leva de pagamentos do PIS/Pasep podem consultar o benefício pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou acessando a área de serviços do site GOV.BR.
Outra forma de consulta é por meio dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, no caso do PIS, ou site Banco do Brasil, quando o assunto é o Pasep.