Cuidado! Estes alimentos podem provocar uma overdose

Existem alimentos que se consumidos em excesso causam muitos danos à saúde. É o caso desses 6 alimentos que podem causar overdose e riscos de morte.



Já dizia Hipócrates: “Que o teu alimento seja o teu remédio e que o teu remédio seja o teu alimento”. Essa frase é tão cheia de verdade, pois da mesma forma que certos medicamentos mal administrados podem causar prejuízos à saúde, alguns alimentos podem provocar até uma overdose, se ingeridos em excesso.

Veja também: “Como, mas minha fome não passa”: entenda por que isso acontece

Quase todos são saborosos e benéficos, mas se o consumo for exagerado podem causar intoxicação de nutrientes ou uma overdose alimentar, com danos graves e até irreversíveis.

Vamos conhecer a lista de 6 alimentos que podem levar a uma overdose!

6 alimentos que podem causar overdose

Banana 

Essa fruta é essencial para fornecer energia, por essa razão, é uma das prediletas do meio esportivo. Muito conhecida por evitar câimbras, também fornece muitos nutrientes e com baixa quantidade calórica. Contudo, por ser rica em potássio, um mineral que pode provocar uma parada cardíaca.

Calma, também não é bem assim! Para esse fato ocorrer, uma pessoa teria que ingerir 400 unidades da fruta. Algo bem difícil para alguém, não é mesmo? Contudo, existem riscos de intoxicação, caso uma pessoa consuma muitas bananas ao dia, o excesso de aminoácidos presentes na fruta é capaz de causar dores de cabeça e sonolência.

Cenoura 

A cenoura é rica em vitamina D e betacaroteno, este último, quando consumido em excesso pode causar overdose, causando um efeito alaranjado na pele, a chamada carotenemia. 

Por sorte, é uma condição temporária, basta frear o consumo e dentro de poucos dias a coloração da pele voltará ao normal. Todo cuidado é pouco!

Batatas

Este carboidrato complexo representa riscos de overdose porque podem apresentar solanina, um pesticida natural derivado conforme a sua plantação.

A solanina representa riscos à saúde por causa das reações geradas ao organismo, que vão desde vômitos, até parada cardíaca. Mas para que isso ocorra tem que consumir um quilo de batata verdes ou esverdeadas. 

Chocolate

O consumo de 85 barras de chocolate pode causar uma overdose de teobromina, uma substância do cacau (princípio ativo do chocolate). As reações podem ser: arritmias, hemorragia interna, convulsões e até a morte.

Manteiga de amendoim

Embora não seja um alimento tão comum na mesa dos brasileiros, a manteiga de amendoim pode apresentar uma toxina chamada Aspergillus niger, que nas crianças pode retardar o crescimento, além de fibrose cística e asma.

Sushi de atum

Devido a poluição dos mares, o atum pode conter altas taxas de mercúrio, um metal pesado que pode causar graves danos neurológicos.

De acordo com especialistas em saúde, o consumo de peixe deve ser limitado a 170 gramas por semana. E não deve ser ingerido por crianças e gestantes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário