scorecardresearch ghost pixel



“Como, mas minha fome não passa”: entenda por que isso acontece

Mesmo depois de comer grandes quantidades, sua fome não passa? Entenda o que isso pode representar. Você pode estar sofrendo com resistência à leptina.



A fome não é apenas um sintoma de que está na hora de se alimentar, porque ela também pode ser sinal de algo não está bem. Esse quadro fica mais evidente quando a pessoa come grandes proporções e mesmo assim a fome não passa. Saiba que isso tem explicação e pode representar um sinal de alerta para a saúde.

Veja também: Conheça as propriedades do chá de boldo para “faxinar” o fígado

Primeiramente, saiba que sentir fome é comum e desejado, afinal, não ter vontade de comer também não é um bom sinal. Além disso, comer é importante e cada indivíduo apresenta um determinado padrão sensorial de apetite. O problema destacado neste texto diz respeito às situações em que a fome não passa, por mais que a pessoa coma.

Por que minha fome não passa?

A necessidade de gasto calórico diário influencia diretamente na sensação de apetite, ou seja, quem se movimenta mais, sente mais fome. No entanto, existem diferentes índices metabólicos atrelados ao gênero, tamanho, idade, hormônios e outras situações. Tudo isso está atrelado com a vontade de comer.

Se você come e sente que sua fome não passa, o problema pode estar na regulação da leptina. Esse é o hormônio que gera a sensação de saciedade, que é liberado quando o estômago e o intestino estão trabalhando para digerir os alimentos. Da mesma forma, o corpo também envia sinais de que é preciso comer alguma coisa, pois a “barriga está vazia”.

Disfunção hormonal gera a sensação de que a fome não passa

A incapacidade de se sentir saciado pode estar relacionado a um problema na comunicação dos hormônios com o sistema nervoso central.  Quadros de inflamação crônica podem ocasionar essa disfunção, como ocorre em diagnósticos de obesidade.

O controle da fome acaba sendo danificado e, por conta disso, as pessoas obesas tendem a comer mais do que precisam. A situação tem nome e se chama “resistência à leptina”.

Para entender se este é o seu caso, certifique-se de que

  • Come menos calorias, proteínas, gorduras e fibras do que precisa;
  • Começou um esporte ou exercício recentemente;
  • Sua temperatura corporal baixou em situações de frio demasiado.

Todas essas situações fazem com que a fome aumente. Caso nenhuma delas tenha ocorrido e sua fome não tenha passado, procure atendimento médico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário