Os criminosos não cansam de inovar. E cada dia é um golpe novo. Agora é a falsa Central de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os golpistas enviam mensagens por meio do aplicativo WhatsApp para tentar roubar os dados dos segurados pelo golpe do INSS.
Leia mais: Auxílio Brasil pode pagar parcelas de R$ 600 com aprovação do 13º salário
Para enganar as vítimas, os criminosos usam inclusive a imagem da Helô, que é a assistente virtual do INSS. Assim, os segurados menos atentos podem se dar muito mal e compartilhar os dados pessoais.
Golpe do INSS
Antes de tudo é importante saber que o INSS não faz nenhum contato pelo WhatsApp. Ter consciência disso já é o primeiro ponto para não cair em falsas conversas.
Para convencer os segurados a repassarem mais informações, os criminosos até usam de alguns dados que já possuem. Assim fica mais fácil enganar as vítimas, que acreditam se tratar de fato de um atendimento oficial do INSS. Em algumas mensagens, os golpistas criam um falso número de protocolo. Mas, segundo o INSS, a assistente virtual Helô só pode ser acessada pelos canais oficiais. Sendo o site e também o aplicativo “Meu INSS”.
Por isso, qualquer outra forma de contato que não seja por meio dessas opções deve servir de alerta de golpe. Ainda de acordo com o instituto, todos os comunicados e relacionamentos com os clientes são feitos por meio de e-mail, telefone e endereço cadastrados no sistema.
Por isso é tão importante deixar os dados sempre atualizados. O número oficial do INSS para mensagens de texto é o 280-41. Além disso, a orientação é que sempre desconfiem de contatos feitos pelo WhatsApp e, em caso de dúvidas, que os segurados entrem em contato com o INSS pelo telefone 135.