scorecardresearch ghost pixel



Descubra quais são os 6 melhores alimentos para o cérebro

A saúde mental sofre influência conforme a alimentação que costumamos ingerir com frequência. Veja os 6 melhores alimentos para o cérebro.



A saúde mental sofre influência conforme o tipo de alimentação que costumamos ingerir com frequência em nosso dia a dia. Certas deficiências nutricionais afetam a saúde de forma geral e refletem no bom funcionamento cerebral.

Veja também: Conheça os 3 melhores alimentos ricos em vitamina B12

Portanto, os maus hábitos alimentares provocam danos à saúde cerebral e, consequentemente, os problemas gerados acabam criando uma “falsa” necessidade de manter uma dieta pobre em nutrientes.

A psiquiatra nutricional Uma Naidoo, especialista em cérebro e membro do corpo docente da Harvard Medical School, elencou 6 alimentos que auxiliam para o bom funcionamento cerebral e que não estão sendo colocados na dieta da maioria das pessoas.

Estes alimentos são benéficos para restabelecer o bom humor, estimular a memória e ter um cérebro saudável e eficiente.

6 melhores alimentos para saúde cerebral

Especiarias

São alimentos usados para reforçar o sabor dos alimentos, no entanto, proporcionam redução da ansiedade, alterando a química cerebral e protegendo o hipocampo.

Também cooperam para eliminar os radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo celular que provoca danos aos tecidos. Vale mencionar que estudos destacam o poder do açafrão no combate de sintomas de depressão e da curcumina na redução de transtornos de ansiedade.

Alimentos fermentados

De acordo com uma revisão em 45 estudos, em 2016, foi constatado que alimentos fermentados atuam prevenindo a perda cognitiva e ajudam a proteger o cérebro. Estes alimentos são feitos a partir da combinação de leite e outros ingredientes crus. São exemplos: iogurte natural, kimchi e kombucha.

Chocolate amargo

Uma pesquisa realizada em 2019, em mais de treze mil adultos evidenciou que o consumo de chocolate amargo regularmente, reduz em torno de 70% o risco de depressão.

Além disso, o chocolate é fonte de ferro, que melhora o revestimento dos neurônios e controla a síntese de substâncias químicas que afetam o estado de humor. Também possui muitos elementos antioxidantes que são bons para limpar o organismo.

Abacate

É fonte de magnésio, um importante componente que ajuda no bom funcionamento cerebral. Alguns estudos destacam que o magnésio reage positivamente melhorando os sintomas depressivos. Uma publicação feita em 1921, comprovou a eficiência do magnésio no tratamento de 220 de um total de 250 casos de depressão. E ao longo dos anos, mais estudos têm comprovado a relação da deficiência de magnésio em pessoas com depressão. E estudos mais recentes, destacam a ação rápida exercida pelo mineral, comprovando uma melhora em pacientes depressivos em poucos dias.

Nozes

São oleaginosas ricas em ácidos graxos e ômega 3, age como anti-inflamatórios e antioxidantes, além de conter vitaminas e outros minerais que permitem um cérebro saudável e em bom funcionamento.

Folhas verdes

Ajudam a distanciar os riscos de doenças mentais, perda de cognição, devido às suas incríveis vitaminas capazes de fornecer inúmeros benefícios e folato que auxiliam na formação dos glóbulos vermelhos, com efeitos benéficos à saúde do sistema neurológico, sem contar que o folato é um cofator indispensável para produção de neurotransmissores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário