“Diferentões”: 5 raças extravagantes de cachorros que sumiram do mapa

Seus papéis entre os seres humanos iam além do simples companheirismo. Número de famílias caninas era bem maior no passado.



Quando um grupo de cães possui um certo conjunto de características pré-estabelecidas, dizemos que eles pertencem a uma raça. Atualmente, a Federação Cinológica Internacional reconhece que existem oficialmente cerca de 370 raças de cães distintas.

Leia mais: Raças de cachorros que não crescem muito: conheça 13 delas

Apesar da enorme quantidade, o número de famílias caninas era bem maior no passado, quando existiam raças consideradas exóticas e extravagantes. Além disso, seus papéis entre os seres humanos iam além do simples companheirismo.

Confira a seguir 5 raças de cachorro extravagantes que foram extintas, mas que fizeram bastante sucesso em suas épocas!

1. Poi

Esta raça originária do Havaí era criada de forma diferente pelos polinésios: à base de vegetais, assim como as cabras. Além de animais de companhia para o povo, os cães da raça Poi também eram fonte de alimentação para os mesmos durante banquetes cerimoniais. Veja a seguir uma representação do cão da raça Poi, realizada por Louis Choris:

2. Salish

Os cães da raça lanoso Salish viveram no Canadá do século XIX. Registros mostram que os animais desse grupo eram felpudos e tinham seu pelo constantemente tosquiado para ser aplicado em cobertores. Sua alimentação consistia basicamente de salmão cru e cozido.

3. Péritas

É um pouco difícil tentar comparar essa raça com qualquer outra que temos atualmente. Em pesquisas, escritores descrevem o Péritas como cães atléticos e bons corredores. Já outros relatam que a raça era lenta e costumava farejar tudo pela frente. Curiosidade: o Péritas era o cão favorito de Alexandre, o Grande, tendo inclusive acompanhado o rei em muitas de suas batalhas.

4. Turnspit

Com seu aspecto de salsicha e pernas curtas, o Turnspit pode lembrar animais da raça dachshund. Mas ele possui certos detalhes únicos, como a cauda em tufo, as orelhas do cocker spaniel e o pelo desalinhado.

Turnspit significa, trazido do inglês, “girador de espeto”, isso porque os animais viviam nas cozinhas de grandes propriedades correndo em rodas iguais as dos hamsters para que carnes colocadas em espetos fossem assadas.

Turnspit
 5. Molossus

A raça, identificada na Grécia Antiga, tinha duas funções distintas: uma como cão de guarda do gado e a outra como cão de guerra. Relatos históricos dizem que esses animais eram originários da antiga tribo grega de Molossos e podiam lutar contra leões, elefantes e até homens em campos de batalha.




Voltar ao topo

Deixe um comentário