scorecardresearch ghost pixel



Raças de cachorros que foram extintas ao redor do mundo

Existem hoje diversas raças de cães, mas saiba que muitas outras estiveram entre nós antes de serem extintas. Conheça algumas delas!



Sabemos que existem cachorros de todos os tipos, entre grandes, pequenos, de companhia, mais agitados, com instinto de caça, além de muitos outros. Indo além das raças que existem hoje, saiba que muitas outras estiveram entre nós, mas acabaram sendo completamente extintas.

Leia mais:  Faz mal dormir com o cachorro? Conheça os cuidados necessários

Segundo especialistas, o processo de domesticação de cães é bastante antiga, bem como o método de atribuir uma raça ao animal. Isso só teve início de forma mais organizada em 1873, por meio do Kennel Club, na Inglaterra.

O clube era responsável pela regulação de raças caninas, tarefa ocupada hoje pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Para que uma raça seja validada, a organização analisa suas características e as compara com a de outros grupos existente, verificando o histórico, dentre outros procedimentos.

Caso tudo dê certo, a raça passa a ser reconhecida por órgãos nacionais e internacionais. Do contrário, o animalzinho fica sem uma raça definida (SRD).

5 raças de cachorros que foram extintas ao redor do mundo

Até o ano de 2016, a FCI tinha reconhecido 339 raças. Esse número seria ainda maior caso não houvessem raças de cães extintas. Confira algumas delas a seguir:

1. Kuri

Os animais habitavam a Polinésia e a Nova Zelândia. Eles eram considerados de médio porte e possuíam pelagem clara. Além disso, eles eram ótimos companheiros, tendo vivido ao lado do povo Maori até o século XIX. A chegada dos conquistadores europeus foi um dos motivos para que a raça fosse desaparecendo aos poucos.

2. Dogo Cubano

A raça surgiu em Cuba a partir do cruzamento do Mastiff e do Bulldog. De temperamento forte, o animal era utilizado por donos de fazendas para aterrorizar pessoas escravizadas. Com o fim da escravidão, na segunda metade do século 19, a função da raça perdeu o sentido. A partir daí, ela foi se misturando com outras e acelerando o processo de extinção.

3. Bullenbeisser

O animal era utilizada nas “bull baitings”, prática que consistia em amarar um touro e, na tentativa de escapar das amarras, cães tentavam mordê-lo e domá-lo. Para isso, utilizavam-se as raças Old English Bulldog, da Inglaterra, e a Bullenbeisser, originária da Alemanha. Com o fim da prática, a raça perdeu fama e acabou sendo extinta.

4. Turnspit

Esta talvez é uma das raças mais lembradas quando o assunto são cães que foram extintos. Bastante dóceis, os animais eram usados em cozinhas na Inglaterra, o que fazia a raça ser considerada bastante funcional.

As famílias colocavam o animal dentro de rodinhas, parecidas com as de hamsters. A partir daí, o movimento feito pelo cachorro, que corria sem parar, ajudava a cozinhar carnes e vegetais em uma espécie de rolete.

5. Cão Poi Havaiano

Com origem no Havaí, o nome da raça tem origem em um tipo de alimento regional chamado “poi”. A raça tinha duas utilidades: como forma de amuleto da sorte para crianças e fonte de alimento. A chegada dos colonizadores europeus fez com que as duas práticas caíssem em desuso e a raça do animal acabasse sendo extinta.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário