O seu quarto está sempre iluminado na hora de dormir? Se a resposta for sim, saiba que você pode estar correndo mais riscos de desenvolver doenças cardíacas e diabetes do que outras pessoas. Pelo menos é isso o que diz um estudo publicado pela Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos da América (EUA). A pesquisa foi divulgada no último dia 14 de março e acende um alerta para quem gosta de dormir com o quarto iluminado à noite.
Veja também: Os 2 exercícios que emagrecem se forem feitos logo de manhã
Dormir com quarto iluminado aumenta riscos para a saúde
Vale destacar que o estudo não focou nas pessoas que dormem com a luz principal acesa. Na verdade, basta um singelo ponto de iluminação para que o sono seja afetado. Mais do que isso, a qualidade da saúde pode ser colocada em risco.
“Os resultados deste estudo demonstram que apenas uma única noite de exposição à iluminação moderada do quarto durante o sono pode prejudicar a regulação glicêmica e cardiovascular, que são fatores de risco para doenças cardíacas, diabetes e síndrome metabólica”, foi o que explicou o médico e um dos autores da pesquisa, Phyllis Zee. A fala foi divulgada pelo site Tecmundo.
O que acontece com quem dorme com a luz acesa?
Se o ambiente de dormir está iluminado, a frequência cardíaca pode aumentar e o corpo para o início da rotina. É isso o que acontece quando o sol bate na janela. O próprio organismo percebe que já está na hora de acordar. O problema é que o seu corpo não sabe identificar qual é a luz do sol e qual é a luz de uma lâmpada enquanto você dorme.
Dessa forma, o paciente não consegue descansar com qualidade, além de sofrer com picos glicêmicos. Todo esse quadro pode provocar o aparecimento de disfunções cardíacas e até de diabetes com o passar dos anos.
Dormir com o quarto iluminado ajuda a engordar
Como ocorre o acúmulo de açúcar na corrente sanguínea, vários fatores acabam sendo desencadeados. O paciente pode experimentar quadros de resistência à insulina, por exemplo. O descanso fica comprometido e a pessoa se sente com menos energia, menos motivada e ainda tende a comer mais.
Por isso, o ideal é sempre dormir com as luzes apagadas. O organismo vai agradecer se fizer isso diariamente.