scorecardresearch ghost pixel



É melhor abastecer com gasolina ou etanol? Entenda como calcular

Os preços dos combustíveis aumentaram sensivelmente nos últimos dias. Por isso, aprenda a saber o que vale mais a pena: abastecer o carro com gasolina ou etanol.



Neste mês, todos os consumidores e motoristas foram surpreendidos pelo aumento no preço dos combustíveis em todo o país. A gasolina chegou aos R$ 7,80 em alguns municípios e assustou quem parava para abastecer seu carro ou moto. Diante disso, uma pergunta que surge é o que vale mais a pena: gasolina ou etanol? Entenda como saber qual dos dois combustíveis vale mais a pena na hora de abastecer o veículo.

Veja também: Onde a gasolina está mais cara no Brasil? Veja o ranking por estado

Gasolina ou etanol? Veja como saber o que vale mais a pena

Em termos econômicos, existe uma maneira de saber qual tipo de combustível gera um gasto menor. Saiba quanto seu veículo consegue rodar no etanol e quanto ele roda na gasolina. Por exemplo, se seu carro faz 13 km/h na gasolina e 9 km/l no etanol, basta você dividir a autonomia no etanol pela da gasolina.

Então, teremos 9 dividido por 13, cujo resultado é 0,69. Isso indica que compensa abastecer com gasolina, pois qualquer resultado é maior do que 0,67 mostra que o valor da gasolina está compensando mais. Em outras palavras, vale mais a pena abastecer com etanol se o resultado for menor do que 0,67.

Além disso, o preço na bomba também pode ser medido. O cálculo deve ser feito da seguinte maneira. Divida o preço da gasolina pelo preço do etanol na hora de abastecer, se o resultado for maior do que 0,69, vale a pena usar gasolina. Se for menor, utilize o etanol.

Abastecer com gasolina ou etanol não depende só de cálculo

Em contrapartida, apesar da fórmula apresentada, não basta apenas a matemática para decidir sobre qual combustível usar. Primeiro, deve-se avaliar o desempenho geral do carro e se a manutenção está em dia.

Em veículos “desregulados”, pode ser que o motor renda mais com determinado combustível, diferente do que mostra a fórmula. Além disso, geralmente, o etanol oferece um desempenho maior de potência. Na estrada, as médias de autonomia podem ser bem maiores e o abastecimento com biocombustível se torna mais vantajoso.

O consumidor também pode levar em conta a carga de poluição emitida. Neste caso, o etanol gera menos prejuízos ambientais do que a gasolina. São diversas as variáveis que podem ser levadas em consideração na hora de optar por um combustível.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário