scorecardresearch ghost pixel



É seguro tirar a máscara em local público? Estados começam a liberar medida

Especialistas comentam as novas medidas tomadas pelos governos de SP, RJ e DF. Agora é possível não usar máscara em locais públicos desses três estados; veja se é seguro.



Nesta semana, o Governo do Estado de São Paulo liberou seus habitantes do uso de máscaras ao ar livre. Além do governo paulista, o Rio de Janeiro já havia tomado a mesma medida um pouco antes. O Distrito Federal é outra unidade da União que desobriga o uso de proteção facial em ambiente público. Por conta disso, muitas pessoas ficaram receosas e se questionaram sobre a segurança. Afinal, é seguro tirar a máscara em local público?

Veja também: O que é e para que vai servir o “Novo RG” com o número do CPF

Descubra se é seguro tirar a máscara em local público

Primeiramente, entenda que a decisão de permitir a retirada da máscara está em pauta desde o final do ano passado. Já há alguns meses, portanto, os governantes querem liberar o uso do dispositivo. A justificativa ocorre diante da queda do número de internações, óbitos e de casos graves da infecção. Mais do que isso, com o avanço da vacinação, a transmissão de Covid-19 parece ter freado nos últimos dias.

No entanto, os especialistas médicos analisam a situação com mais cautela. Para muitos, a decisão de retirar a obrigatoriedade de máscaras pode se mostrar precipitada. Afinal, há pouco mais de um mês o Brasil enfrentava uma nova onda de surtos de covid. Mais do que isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado para cuidados em acreditar em um possível fim para a pandemia.

Usar ou não usar máscara em locais públicos?

A dica para quem está cansado de sentir a respiração abafada segue a mesma: mantenha o distanciamento. Ou seja, se você estiver em um local público e quiser deixar a máscara de lado, o mais indicado é se manter distante das outras pessoas. Parques, praças, praias e campos abertos podem ser mais seguros neste sentido.

Ainda assim, sempre prefira se manter protegido contra o vírus, ainda que as flexibilizações avancem. Isso vale principalmente para pessoas com comorbidades ou que se encontram em situação de fragilidade da saúde. O momento ainda exige cautela e cuidados para evitar a transmissão da doença.




Voltar ao topo

Deixe um comentário