scorecardresearch ghost pixel



Entenda o crédito extraordinário do FGTS em 5 questões

Informações sobre como irá funcionar o crédito extraordinário do FGTS.



Na última quinta-feira, 17, o Governo Federal anunciou que liberou os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para todos os trabalhadores com carteira assinada. A ideia é que cada trabalhador registrado consiga sacar até R$ 1 mil.

Veja também: Saiu! Confira o calendário para sacar de até R$ 1 mil do FGTS

Apesar da confirmação ter sido dada somente agora, desde o início da semana a notícia já havia sido divulgada por alguns veículos de imprensa.

Além de realizar a divulgação da notícia sobre o crédito extraordinário, o Governo Federal também deu detalhes sobre como estes pagamentos irão funcionar. Veja a seguir algumas perguntas respondidas, que costumam ser as maiores dúvidas sobre o benefício concedido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Quem pode realizar o saque do FGTS?

O Governo Federal informou que todas as pessoas que possuem vínculo ativo com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e que possuam algum saldo disponível para saque em conta ativa ou inativa poderão realizá-lo. Estima-se que cerca de 40 milhões de pessoas serão beneficiadas.

É obrigatório sacar a quantia concedida?

Não é obrigatório realizar o saque da quantia concedida. Este benefício, segundo informações concedidas pelo Governo Federal, é totalmente facultativo. Caso o trabalhador não queria o benefício, basta que ele informe sua decisão através do aplicativo Caixa Tem.

O que acontece se alguém não sacar o valor?

Como nenhum trabalhador é obrigado a realizar o saque do dinheiro, o Governo Federal deixará a quantia disponível na conta de cada um até o dia 15 de dezembro. Se até este dia a pessoa não tiver sacado o dinheiro, ele voltará para o cofre público.

Como o crédito será dado?

O valor será dado aos trabalhadores através da conta poupança social digital, também conhecida como Caixa Tem, de acordo com informações publicadas pelo Governo Federal. Além disso, o Governo também informou que não existe nenhum tipo de custo para aqueles que fizerem a movimentação deste dinheiro.

Como solicitar o crédito?

O Governo Federal informa que os trabalhadores que desejam receber e usufruir o benefício do crédito extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não precisarão realizar nenhum tipo de solicitação.

O valor será creditado na conta dos beneficiários de forma totalmente automática. Dessa forma, basta que todos os trabalhadores registrados aguardem até que a quantia chegue na conta. O Governo Federal informou que os pagamentos devem começar no próximo dia 20 de abril.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário