scorecardresearch ghost pixel



Fim da pandemia está próximo no Brasil, garante Jair Bolsonaro

Em entrevista, o presidente Jair Bolsonaro disse que ainda no próximo mês o Brasil vai declarar o fim da pandemia da covid-19.



O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista nesta semana que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, está prestes a decretar o fim da pandemia da covid-19. A declaração foi dada pelo presidente durante uma entrevista na afiliada do SBT no Rio Grande do Sul.

Leia mais: Saque FGTS 2022 de até R$ 1.000: Quem vai receber, data de pagamento e mais

Para o presidente, o Brasil já tem condições de tratar a pandemia como endemia. Como justificativa, ele argumenta que houve uma redução nas mortes pela doença e alega que o vírus já foi vencido no Brasil. Apesar da declaração de Jair Bolsonaro, a Organização Mundial de Saúde ainda não se manifestou sobre o fim da pandemia.

Fim da pandemia

Segundo a declaração do presidente Jair Bolsonaro, o fim da pandemia será anunciado até o próximo mês, por meio da publicação de uma portaria no Diário Oficial da União.

Oficialmente, o que se tem até o momento é o avanço da vacinação contra a covid-19 e a redução nos casos de morte. Tanto que muitas cidades com mais de 75% da população com o esquema vacinal completo já liberaram a obrigatoriedade do uso de máscaras.  Ainda assim, muitos moradores não se sentem seguros com a retirada da proteção. Até porque novas variantes da covid-19 continuam surgindo e preocupando principalmente aqueles que fazem parte dos grupos de risco.

Apesar de todo esse cenário de incertezas, o presidente garante o fim da pandemia. E diz que o anúncio será feito em breve pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Não se justifica mais todos esses cuidados no tocante ao vírus”, disse o presidente durante a entrevista.

Por outro lado, não é isso que tem sido anunciado pela OMS. Já que em algumas partes do mundo voltou a subir o número de infecções pela doença. Assim, para a OMS, a pandemia ainda não acabou em nenhuma parte do mundo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário