scorecardresearch ghost pixel



Governo federal está cortando pessoas do Auxílio Brasil; saiba como resolver

Seu benefício Auxílio Brasil foi suspenso? Entenda o que pode ter acontecido e o que fazer para recuperar o direito ao auxílio.



Algumas pessoas têm reclamado sobre inúmeros casos de suspensão do Auxílio Brasil, sem saber a que se devem essas suspensões, e como proceder a partir disto. O fato é que, o Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, está fazendo uma triagem dos cadastros do benefício, de modo a se certificar de que os beneficiários estão dentro dos critérios. Então a primeira coisa que deve ser feita neste caso é entender se o seu benefício foi suspenso ou bloqueado.

Veja também: Auxílio Brasil: 127,6 mil beneficiários de 11 unidades federativas são excluídos em março

Qual a diferença entre suspensão e bloqueio do benefício?

Os bloqueios do benefício Auxílio Brasil suspendem o pagamento de forma imediata e sem previsão de retorno, e acontece quando o Ministério da Cidadania entende alguma coisa considerada estranha em sua conta. Se isso acontecer, provavelmente os pagamentos serão cancelados. 

Agora, no caso de suspensão, os pagamentos também são interrompidos, porém de forma temporária, e poderá vir a receber o benefício novamente no próximo ciclo de pagamentos.

Entre os motivos mais comuns para a suspensão do auxílio é a falta de atualização do cadastro, emprego formal ou o beneficiário não se enquadrar em algum dos critérios que são:

  • Estar devidamente inscrito no CadÚnico;
  • Dados atualizados no CadÚnico;
  • Renda familiar mensal de até R$ 105 por pessoa (ou  R$ 200 em  caso de família com gestantes, nutrizes, crianças e/ou adolescentes até 17 anos);
  • Gestantes com pré-natal em dia;
  • Mulheres entre 14 e 44 anos de idade devem utilizar o SUS;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, precisam ter pelo menos, 85% de presença escolar, enquanto que jovens de 16 e 17 anos, precisam ter pelo menos 75% de frequência;
  • Crianças com menos de 7 anos com vacinas em dia , além de precisar ir ao posto de saúde para fazer o acompanhamento de crescimento e de saúde.

Caso seu benefício tenha sido suspenso, não existe um local onde você possa contestar o ocorrido. É necessário que se aguarde a próxima triagem e verificar se ainda está apto a receber o benefício.




Voltar ao topo

Deixe um comentário