Começou a fase de consulta ao saldo e solicitação de resgate do dinheiro esquecido de bancos. Por meio do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC), brasileiros podem recuperar quantias e garantir uma renda extra de forma inesperada.
Leia mais: É hoje: BC libera consulta a valor e pedido de resgate de dinheiro esquecido
O que talvez pouca gente sabe é que um existe um grupo de pessoas que também pode ter acesso ao dinheiro esquecido. Tratam-se dos brasileiros que moram no exterior. Segundo o BC, eles também poderão sacar o dinheiro esquecido, caso tenham saldo disponível.
Na prática, o dinheiro será depositado em uma conta no Brasil, com chave Pix cadastrada. Caso o cidadão não tenha Pix, a instituição terá que definir uma outra forma de pagamento. Confira a seguir o passo a passo para a consulta!
Consulta ao dinheiro esquecido do Banco Central
Para saber se possui dinheiro esquecido, o cidadão deve seguir os seguintes passos:
- A princípio, acesse o site do Banco Central. Quem for pessoa física deve informar o CPF e a data de nascimento. Se for empresa, é preciso informar o CNPJ e a data de abertura do negócio;
- No próximo passo, caso exista valores a receber, o sistema vai informar uma data de retorno ao site para que seja feito o resgate do dinheiro esquecido. Dito isso, anote a data e o horário agendados para não esquecer;
- Na data marcada, acesse o site do BC usando o login do portal GOV.BR para pedir o resgate. Lembrando que a conta precisa ser prata ou ouro para a autorização do saque.
Aqueles que perderem a data informada no agendamento deverão entrar novamente no site para que o sistema gere uma nova data. Já quem perder o prazo da repescagem poderá consultar novamente o resgate do dinheiro esquecido somente a partir de 28 de março.