Inimigos da conta de luz: conheça os aparelhos que mais consomem energia

Na hora de pensar em economizar energia elétrica, você sabe quais equipamentos representam o maior gasto mensal na sua casa? Leia a seguir e saiba quais são os vilões da conta de luz.



Com a alta constante de preços é mais que natural que busquemos toda e qualquer oportunidade de economizar.  E quando se pensa em modos de economizar, os primeiros aspectos a serem repensados costumam ser: gastos supérfluos como comer fora, pedir delivery, fazer churrascos, logo após costumamos racionar o gasto no supermercado, até que chegamos na conta de luz.

Veja também: Dicas para fazer seus temperos durarem mais na geladeira

Porém, como mensurar o gasto da luz de forma a planejar uma economia se você não souber quais equipamentos gastam mais energia? E é sobre isso que iremos falar. 

Os 3 equipamentos que mais gastam energia elétrica na sua casa

Ar Condicionado

O ar condicionado está no topo da lista de consumo de energia elétrica e não é à toa, dentre os equipamentos comuns nos lares brasileiros, o ar condicionado é o que mais consome energia. Com um gasto aproximado de 25 kWh/mês em um equipamento de 12.000 BTUs, isso pode significar um aumento de 100 kWh/mês, isso considerando seu funcionamento por 1 hora no dia.

Para algumas famílias, esse gasto pode representar mais da metade do consumo de energia elétrica de um mês normal. Apesar dos diversos tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado, seu consumo mensal pode variar desde 129 até 679 kWh.

Roberto Peixoto, professor de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, explica: “Nos meses de verão intenso, em uma residência média, que faz uso intenso do ar-condicionado, sem qualquer preocupação com medidas de redução de consumo, o impacto pode chegar a até 50% de aumento na conta de energia elétrica”.

Chuveiro Elétrico

O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões na conta de energia elétrica. A potência de um chuveiro varia entre 4.500 a 6.000 watts, o que significa que, um chuveiro cuja potência seja de 5.500 W, se usado diariamente por 30 minutos, representará um gasto mensal de 88 kWh e isso representa, em média, 30% do gasto mensal de luz de uma família classe média baixa, no Brasil.

“Na hora de ponta, das 17h às 20h, não é bom utilizar o chuveiro, porque o sistema está sobrecarregado, então ele não alcança a potência máxima. Com o chuveiro no modo verão, aí que a água não esquenta mesmo”, disse João Carlos Lima, Coordenador do Centro de Capacitação em Tecnologia da Loja Elétrica e engenheiro eletricista.

Fogão elétrico (cooktop)

O Cooktop tem feito muito sucesso nos lares brasileiros e tem ganho cada vez mais adeptos. Porém apesar de parecer inofensivo, o cooktop elétrico merece o terceiro lugar dessa lista. Um cooktop elétrico, se usado uma hora ao dia, pode gastar, em média, 68kWh ao mês, e isso já é o suficiente para que ele entre na lista dos vilões da conta de luz.




Voltar ao topo

Deixe um comentário