scorecardresearch ghost pixel



Inscrição no CadÚnico garante recebimento do Auxílio Gás?

Novo benefício federal concede 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg para famílias vulneráveis.



O Auxílio Gás dos Brasileiros é o mais novo programa do governo voltado para famílias de baixa renda. O acesso ao benefício, assim como no caso de grande parte de outras iniciativas federais, exige que a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).

Leia mais: Calendários de março do Auxílio Brasil, vale-gás, PIS/Pasep e FGTS

No entanto, essa não é o único requisito para receber o benefício, popularmente conhecido como vale-gás nacional. Veja quem tem direito a ele:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa;
  • Famílias que tenham algum membro que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Famílias chefiadas por mulheres.

As regras do programa também determinam que mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob proteção de medidas de emergência têm prioridade nos pagamentos.

CadÚnico garante vale-gás?

Tendo em vista que a iniciativa atualmente atende cerca de 5,5 milhões de cidadãos, muita gente que tem direito aos pagamentos ainda não recebeu nenhuma parcela. Isso significa que o simples cadastro no CadÚnico não é suficiente para garantir a liberação do vale-gás.

O Ministério da Cidadania confirmou que pretende incluir novos beneficiários nas folhas de pagamento dos próximos meses, mas não informou dados concretos. Considerando o ritmo das últimas inclusões, é bem possível nem todo mundo que se enquadra nas exigências receba o benefício.

Auxílio Gás dos Brasileiros

O programa concede 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg para famílias de baixa renda. Os repasses são feitos a cada dois meses, nas mesmas datas de depósito do Auxílio Brasil.

Cada família teve direito a R$ 50 em fevereiro, conforme apuração de preços feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Ainda não é possível saber se haverá novos pagamentos em março, uma vez que as regras permitem que o governo libere a próxima parcela somente em abril.

A consulta do vale-gás está disponível no aplicativo Auxílio Brasil, app Caixa Tem, telefone 111 (atendimento Caixa) e telefone 121 (atendimento Ministério da Cidadania).




Voltar ao topo

Deixe um comentário