scorecardresearch ghost pixel



INSS: Margem do empréstimo consignado volta a subir para 40%

Governo também prevê autorizar essa modalidade de crédito para quem participa do Auxílio Brasil ou BPC.



Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão comprometer o limite de até 40% da sua renda líquida por meio da modalidade de empréstimo consignado. Até então, o percentual máximo era de 35%.

Leia mais: Destaques do dia: Liberado novo saque do FGTS; Selic no maior patamar desde 2017; 13º do INSS é antecipado; PIS/Pasep para mais 1,6 milhão e outras novidades

Desse total, 35% são destinados à contratação de empréstimo pessoal e 5% para uso em despesas e saques com cartão de crédito consignado. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, o governo também prevê autorizar essa modalidade de crédito para quem participa do Auxílio Brasil ou recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O que é a margem do crédito consignado?

O empréstimo consignado é um tipo de crédito em que o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício previdenciário mês a mês. E a margem do consignado é o limite no qual o banco não pode ultrapassar em relação aos descontos.

Por garantir que as prestações serão repassadas em dia, o empréstimo consignado conta com taxas de juros mais em conta em comparação às demais opções do mercado. O grupo de aposentados e pensionistas do INSS é o que mais recorre à modalidade. Sobre o valor das contratações, ele depende de quanto o segurado recebe em folha.

Cuidados na hora de tomar um empréstimo consignado

O Banco Central (BC) e o INSS orientam que os aposentados e pensionistas tenham cuidado na hora de solicitar um empréstimo consignado para evitar dores de cabeça. Confira algumas dicas:

  • Não feche contratos por telefone;
  • Leia com atenção os documentos do acordo antes de assiná-los;
  • Sempre monitore os valores da aposentadoria e do empréstimo consignado no portal Meu INSS;
  • Jamais assine um contrato ou uma proposta de empréstimo estando o documento em branco;
  • Não realize qualquer pagamento antecipado para ser aprovado no empréstimo;
  • Faça pesquisas de taxas de juros e condições oferecidas pelos bancos, em especial, tenha atenção ao Custo Efetivo Total (CET), que resumo o custo total a ser pago pela operação;
  • Nunca aceite a intermediação de pessoas que prometem acelerar a contratação do crédito; e
  • Não forneça o cartão magnético ou a senha da conta a terceiros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário