scorecardresearch ghost pixel



INSS: veja como sair do status de análise do benefício

A demora em análise do benefício do INSS pode ir parar na Justiça. Veja quais são os prazos e como garantir o benefício no prazo.



Muitos brasileiros aguardam ansiosos pela análise dos pedidos de benefícios feitos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em muitos casos, a demora na análise tem ido parar na Justiça. Se você está com algum pedido que depende de aprovação, veja como acelerar o processo.

Leia mais: Parceira entre iFood e programa educacional oferece 300 vagas em cursos de tecnologia

A reclamação dos brasileiros está maior desde o começo da pandemia. Além do fechamento de várias agências por alguns períodos e a redução dos atendimentos presenciais, os cidadãos reclamam da demora na análise dos pedidos feitos ao INSS.

Análise do benefício

A fila é longa e demorada. Uma situação que milhares de brasileiros enfrentam hoje quando tentam benefícios como a aposentadoria pelo INSS, ou qualquer outro tipo de auxílio. Os pedidos ficam longos meses em análise. Apesar de existir um limite de tempo para isso, a reclamação geral é de que o INSS tem descumprido a lei e extrapolado em meses o período de análise das solicitações.

Diante disso, muitos brasileiros ficam preocupados e algumas vezes até mesmo sem qualquer tipo de renda até que o benefício seja liberado. Se você está com um pedido em análise, saiba que o INSS tem até 30 dias para apresentar uma resposta.

O prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias, caso o INSS não consiga atender ao pedido dentro do prazo inicial. Porém, nesses casos, ele precisa justificar o motivo da demora. Outro prazo definido por lei é de até 45 dias após a apresentação para liberar o primeiro pagamento.

Em caso de demora, o segurado pode primeiramente procurar a Ouvidoria do INSS pelo telefone 135. Se nem assim o pedido for analisado, a próxima saída é reunir os documentos do pedido e procurar a Justiça.

Veja abaixo os prazos de análise definidos pela lei:

  • Aposentadoria: 90 dias;
  • Aposentadoria por Invalidez: 45 dias;
  • Auxílio-acidente: 60 dias;
  • Auxílio-reclusão: 60 dias;
  • Benefício Assistencial ao Idoso: 90 dias;
  • Benefício Prestação Continuada (BPC): 90 dias;
  • Pensão por Morte: 60 dias;
  • Salário-maternidade: 30 dias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário