O Instagram lançou nesta quinta-feira, 31, um recurso para permitir o compartilhamento de músicas pela DM. A partir de agora, o usuário poderá reproduzir até 30 segundos da faixa escolhida dentro da caixa de mensagens diretas por meio de três plataformas.
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As primeiras a embarcarem na novidade são Apple Music e Amazon Music. A previsão é que o Spotify chegue em breve.
O plano da rede social é evitar que o usuário saia do aplicativo para escutar a canção em outra plataforma. Em nota, a empresa afirmou que também pretende apoiar os artistas.
“Mais do que challenges, muitos artistas e gravadoras perceberam a importância de construir uma base sólida pela proximidade com fãs. Por isso, os artistas musicais também estão passando a ocupar o papel de criadores de conteúdo, cultivando uma audiência que o acompanha não só nas tendências e nos virais, mas em toda sua carreira”, diz a gerente de Parcerias com Gravadoras e Distribuidoras do Facebook, Fernanda Bas.
Criadores de conteúdo
De acordo com Thiago Abreu, Gerente de Marketing Digital da Warner, é importante estimular influenciados e fãs a gerarem conteúdo para alavancar o trabalho dos artistas.
“Nós temos usado muito o Reels pela ótima entrega da ferramenta e também pela importância em construir base para novos artistas, por exemplo, estimulando que criadores e fãs façam Remix com o conteúdo do artista em diversos pilares de conteúdo para atingirmos cada vez mais pessoas, seja com um conteúdo de dança, fazendo uma maquiagem artística no tema da música ou cantando junto com o artista”, afirma.
O Brasil ocupa um lugar estratégico no plano de comunicação de novos e antigos artistas, uma vez que está no Top 3 em consumo de redes sociais, explica Lena Pelosi, Gerente de Comunicação e Marketing da Som Livre. A rede social é uma boa plataforma para conectar o artista ao público.
“Nós costumamos dizer que o artista precisa ser o maior influenciador dele mesmo, porque através do Instagram ele consegue falar diretamente com o fã que quer consumir o seu trabalho. Além de produtor de conteúdo, ele é usuário, e isso faz com que tenhamos os artistas cada vez mais engajados nos conteúdos, nas ideias, o que reflete diretamente no resultado do trabalho”, diz.