Serviços do Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC) foram liberados para os contribuintes também por meio do portal do governo federal, o gov.br. A liberação só vale para aqueles com níveis prata e ouro, ou seja, que já validaram mais etapas de segurança.
Leia mais: IR 2022: veja se você é isento ou obrigado a declarar o imposto
Com a mudança, por meio do gov.br ficam liberados o preenchimento e retificação da declaração do Imposto de Renda, assim como a cópia da declaração e do recibo de entrega.
IR pelo gov.br
Antes os serviços eram restritos somente aos contribuintes que tinham o certificado digital, que é uma assinatura eletrônica. Outros serviços podem ser usados pelo portal do governo federal, como a cópia dos arquivos transmitidos, assim como a visualização do número do recibo e as pendências na malha fina.
Todas essas funcionalidades ficaram ainda mais acessíveis. E busca facilitar a entrega dos documentos e reduzir os riscos de encontrar o sistema sobrecarregado durante a declaração do IR.
Outro detalhe é que por meio da conta do governo os contribuintes podem aproveitar também da declaração pré-preenchida. Nada mais é que a união de dados interligados com outras instituições financeiras, imobiliárias. Ou seja, reúne as informações de acordo com o CPF.
Neste ano, o prazo para a declaração do Imposto de Renda começa em 7 de março e vai até 29 de abril. Quem deixa de enviar a declaração ou enviar fora do prazo pode pagar multa.