scorecardresearch ghost pixel



Receita Federal atualiza os níveis de segurança pelo gov.br

Para usar alguns serviços pelo portal do governo federal, os usuários terão que reforçar os níveis de segurança, nas cores prata e ouro.



O site do governo federal reúne vários serviços que estão ainda mais disponíveis aos brasileiros. Mas, por uma questão de segurança, é essencial que os cidadãos validem mais informações até conseguirem chegar aos níveis ouro e prata, que são os mais confiáveis.

Leia mais: Receita Federal divulga calendário de restituição do Imposto de Renda 2022

É o caso da Central Virtual de Atendimento, da Receita Federal. A partir desta sexta-feira, 25, os níveis de segurança estão mais exigentes. Assim, para conseguir aproveitar o serviço, o usuário terá que conquistar os níveis mais criteriosos de validação dos documentos no portal do governo.

Níveis de segurança

O serviço da Receita Federal é o e-CAC. Com a atualização dos níveis de segurança, os usuários estão preocupados se vão conseguir se adequar para usar o serviço, principalmente os que ainda estão no nível bronze. Segundo a Receita Federal, essa alteração é parte das melhorias nos serviços digitais.

Assim, com os novos níveis, os usuários acessarão os serviços sem precisar do certificado digital. A ampliação se dará de forma gradual. A conta do gov.br tem o nível bronze, com serviços considerados menos sensíveis. Já na cor prata diz respeito aos serviços digitais. E a ouro é para qualquer serviço digital, ou seja, sem restrição.

Para subir de nível, as contas precisam de biometria facial da CNH, ou dados bancários, nos casos de cor prata. Já o nível ouro é formado pelas contas com biometria facial pela Justiça Eleitoral ou compatível com o ICP-Brasil.

Dessa forma, para melhorar o nível é só seguir as orientações dentro do próprio portal do governo federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário