O diabetes é uma doença capaz de comprometer a qualidade de vida do paciente de forma brusca. Caracterizada pelo acúmulo de glicose (açúcar) no sangue, a condição de saúde exige cuidados que envolvem boa alimentação, restrições alimentares e uso de medicamentos. Por conta disso, vários pacientes podem se beneficiar de um lanche que ajuda a controlar o diabetes.
Veja também: Sinusite: conheça a lista de 38 alimentos que precisam ser evitados na dieta
Diabetes: riscos do acúmulo de açúcar no sangue
Embora o corpo precise de açúcar para extrair energia e manter suas funções vitais, o excesso dessa substância na corrente sanguínea pode provocar uma série de prejuízos. De acordo com a “Diabetes UK” – instituição sem fins lucrativos que trata do tema no Reino Unido, os sintomas de muito açúcar no sangue, incluem:
- Aparecimento de gengivite (inflamação na gengiva);
- Surgimento de doenças renais, incluindo a insuficiência dos rins;
- Problemas oculares, podendo levar até à perda da visão;
- Aumento de chances de Acidente Vascular Cerebral (AVC) – derrame;
- Mais probabilidade de infarto ou de doenças do coração.
Diante disso, além de procurar um médico, o paciente precisa encontrar meios para reduzir a presença de açúcar no sangue. Por isso é tão importante começar a modificar os hábitos alimentares desde já.
Lanche para controlar diabetes e reduzir açúcar no sangue
Um estudo de 2014 desenvolvido nos EUA oferece uma dica valiosa de alimentação para as pessoas que sofrem com o diabetes. Principalmente os diabetes tipo 2, que pode ser uma situação reversível em alguns casos.
O título da pesquisa é “Efeitos agudos do consumo de passas nas respostas de glicose e insulina em indivíduos saudáveis”. A publicação está disponível na Biblioteca de Medicina dos Estados Unidos e pode ser conferida também em ambiente.
Pelo nome do trabalho, já dá para entender que o alimento em questão é a uva passa. De acordo com os pesquisadores, o consumo desse alimento ajuda no controle do diabetes e da glicose no sangue. Contudo, ele deve ser ingerido com cautela e em poucas quantidades, mas com frequência.