scorecardresearch ghost pixel



Lei obriga pagamentos do Auxílio Brasil e vale-gás ao mesmo tempo?

Regras dos dois programas sociais têm algumas diferenças no que diz respeito ao intervalo entre os repasses.



Os brasileiros de baixa renda atualmente podem contar com dois importantes programas do governo federal: o Auxílio Brasil e o vale-gás. Mais de 18 milhões de famílias receberam o primeiro benefício em fevereiro, enquanto o segundo chegou a cerca de 5,5 milhões de beneficiários.

Leia mais: Como fazer minha inscrição no programa Auxílio Gás?

Isso significa que muita gente que faz parte do Auxílio Brasil ainda não recebeu nenhuma parcela do vale-gás. O que essa parte da população quer saber agora é quando terá acesso aos dois benefícios ao mesmo tempo.

Por lei, o governo não tem nenhuma obrigação de incluir todos os aprovados do programa social na folha de pagamento da iniciativa que oferece subsídio para compra do gás de cozinha. Apesar disso, o Ministério da Cidadania tem planos de ampliar o programa nos próximos meses.

Embora as famílias que recebem o Auxílio Brasil tenham preferência no recebimento do vale-gás, essa foi apenas uma escolha do governo. É bem possível que o programa continue atendendo somente uma pequena parcela dos beneficiários durante os próximos anos.

Auxílio Brasil

O programa de transferência de renda foi criado em novembro do ano passado para substituir o extinto Bolsa Família. Em janeiro e fevereiro, mais de 3,5 milhões de famílias entraram na iniciativa e estão recebendo parcelas mínimas no valor de R$ 400.

O próximo repasse do benefício ocorrerá entre os dias 18 e 31 de março, compreendendo os dez últimos dias úteis do mês.

Vale-gás nacional

Oficialmente batizado de Auxílio Gás dos Brasileiros, ele oferece um subsídio de 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. Os repasses podem ser feitos a cada dois meses, então é possível que o próximo só ocorra em abril.

Desde a última semana, membros do governo estão discutindo a possibilidade de ampliação do vale-gás para mais pessoas. O motivo é o aumento nos preços do petróleo no mercado internacional, cujos efeitos devem chegar ao Brasil em pouco tempo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário