scorecardresearch ghost pixel



Como fazer minha inscrição no programa Auxílio Gás?

Iniciativa federal concede 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg para pessoas de baixa renda.



A última parcela do Auxílio Gás dos Brasileiros foi paga em fevereiro para quase 5,6 milhões de famílias. Popularmente conhecido como vale-gás, o programa concede 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 kg para pessoas de baixa renda.

Leia mais: Auxílio Brasil: Governo fará cortes no número de beneficiários em março?

A apuração dos valores do item é feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Pelas regras da iniciativa, os repasses devem ser feitos a cada dois meses, o que significa que o próximo está previsto para abril.

Critérios de elegibilidade

Milhões de brasileiros que têm direito ao benefício e ainda não estão na sua folha de pagamento querem saber como solicitá-lo. O primeiro passo é conhecer os critérios de elegibilidade do programa, que são:

  • Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Estar em uma família com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 606);
  • Estar em uma família composta por algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No momento da seleção, o governo dará preferência a mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob proteção de medidas urgentes.

Inscrição no Auxílio Gás

Assim como no caso da maior parte dos programas sociais do governo federal, não existe um canal direto para inscrição no vale-gás. O que o interessado deve fazer é se cadastrar no CadÚnico e manter suas informações atualizadas.

O próximo passo é aguardar a inclusão de novos beneficiários no programa. Segundo a pasta da Cidadania, a intenção é adicionar mais gente aos pagamentos a cada dois meses.

Além disso, considerando a disparada dos preços do petróleo no mercado internacional, já está em pauta a ampliação do vale-gás. Se houver acordo entre os parlamentares e o Congresso Nacional aprovar a medida, o benefício será estendido para cerca de 8 milhões beneficiários.




Voltar ao topo

Deixe um comentário