scorecardresearch ghost pixel



Losartana é retirado de circulação de forma inesperada; Entenda o porquê

Medley esclarece que os lotes de comprimidos do medicamento estão sendo recolhidos de forma voluntária e preventiva.



Lotes do remédio losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg, losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg de losartana potássica 50 mg e 100 mg comprimidos começaram a ser recolhidos pelo laboratório Medley. O medicamento, que é comumente usado no tratamento de problemas de insuficiência cardíaca e pressão alta, também integra a lista de remédios oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais: Revisão da vida toda no INSS: você já ouviu falar sobre isso?

O motivo da retirada do medicamento surgiu após a empresa encontrar a presença de impurezas mutagênicas nos produtos, cuja origem é proveniente do processo de fabricação. As substâncias identificadas podem provocar alterações no DNA de quem utiliza a medicação, atenuando as probabilidade de câncer no período a longo prazo.

Apesar de o risco de câncer que a substância química pode causar, o laboratório Medley esclarece que os lotes de comprimidos de losartana estão sendo recolhidos de forma voluntária e preventiva. A ação acontece em parceria com a Anvisa e demais órgãos de saúde, inclusive de países estrangeiros onde o remédio é comercializado.

O que os pacientes devem fazer

O recolhimento de losartana do mercado é uma precaução adotada pela Medley, apesar de os dados sobre o risco de cânceres e anomalias congênitas ainda não serem definitivos.

Considerando que a interrupção de um medicamento indicado para a hipertensão e insuficiência cardíaca pode gerar outros problemas ao organismo, a recomendação é de que os pacientes consultem seu médico para a aplicação de tratamentos alternativos.

A retirada da losartana não terá custo aos pacientes. O laboratório sugere que, aqueles que tiverem qualquer lote do produto, entrem em contato com o SAC da empresa. O número é o 0800 703 0014.




Voltar ao topo

Deixe um comentário