O Ministério da Educação (MEC) especificou quais são as atualizações do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Conhecido como “Novo ENEM”, o projeto visa modificar detalhes e procedimentos do exame a partir de 2024. A atualização se dá por conta do Novo Ensino Médio, anunciado ainda em 2021 pelo governo federal, mas que já está em processo de implantação.
Veja também: Governo reconhece novas profissões: veja quais são elas
De modo objetivo, o currículo do aluno de nível médio no Brasil agora passa a ser composto por dois eixos. O primeiro é a formação básica, enfatizando o aprendizado de Língua Português e de Matemática. Todos os estudantes devem passar por essa etapa.
Enquanto isso, o segundo eixo é composto pelos Itinerários Formativos, os quais podem ser escolhidos pelo aluno. Assim, é dada ênfase apenas aos temas que estão relacionados à aptidão e às pretensões futuras.
Novo ENEM traz mudanças a partir de 2024
Por conta das alterações no plano pedagógico do Ensino Médio, o ENEM também foi alterado. Agora, o Novo ENEM fará com que os alunos enfrentem uma prova estruturada sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso acontece no primeiro dia de avaliação, ou seja, o exame continuará sendo aplicado em dois dias.
No segundo dia de prova, o estudante poderá escolher entre quatro opções de blocos curriculares para responder às perguntas. Cada um deles apresenta duas áreas acadêmicas que estão relacionadas ao curso superior escolhido.
Blocos curriculares para o segundo dia de provas do Novo ENEM:
O aluno terá à sua disposição quatro opções de blocos de matérias já no processo de inscrição. Após fazer sua opção, as questões do segundo dia de provas serão baseadas nos temas pertinentes ao bloco.
Bloco I – Linguagens e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Bloco II – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Bloco III – Matemática e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Bloco IV – Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
ENEM terá questões dissertativas misturadas com as optativas
Outra mudança está no estilo de questão a ser aplicado na prova. O Novo ENEM contará com “itens abertos”, em outras palavras: questões dissertativas. A escolha dos temas e a elaboração de cada problema ficará a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A redação e as perguntas que exigem respostas dissertativas serão responsáveis por até 25% da nota final.
Curso técnico será valorizado
Por fim, os estudantes que tiverem formação técnica na mesma área do curso superior escolhido serão bonificados.
Ou seja, quem possuir diploma de nível técnico poderá encontrar mais facilidade de acesso às universidades.