O governo federal já concluiu todos os pagamentos do vale-gás referentes a fevereiro de 2022. A última rodada atingiu cerca de 5,6 milhões de brasileiros, os quais receberam o valor de R$ 50. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Cidadania. No entanto, as projeções falam em 24 milhões de contribuintes que teriam direito ao benefício, embora apenas uma pequena parte tenha recebido.
Veja também: Descubra quais doenças dão direito de isenção ao Imposto de Renda
Não é à toa que muitas dúvidas relacionadas ao vale-gás têm surgido com frequência. Afinal, pouco se sabe de forma clara sobre os pré-requisitos que possibilitam o pagamento do vale. Entre as questões recorrentes está a dúvida de pessoas que querem saber se é preciso ter uma conta ativa na Caixa Econômica Federal para ter direito ao benefício.
Para receber o vale-gás nacional é preciso ter conta na Caixa?
Para entender a resposta dessa questão vale recorrer ao que diz o Ministério da Cidadania. A pasta, por sua vez, diz que os brasileiros não precisam ter essa preocupação com relação ao vale-gás. Contudo, sim, o depósito do vale é feito direto na conta da estatal.
Em outras palavras, os cidadãos que não têm conta na Caixa precisam se dirigir a uma agência para abrir uma. No entanto, mesmo que a pessoa esteja fora do sistema do banco, automaticamente é criada uma conta. Isso foi o mesmo que aconteceu durante a pandemia, com o Auxílio Emergencial.
Dessa maneira, é preciso que exista uma conta na Caixa para receber o vale. Porém, o cidadão receberia o benefício mesmo que não tivesse, afinal a conta seria aberta automaticamente. Então, esse não é o motivo que impede o recebimento do benefício.
O que é o vale-gás e como ele funciona
O vale-gás é uma ajuda de custo no valor de R$ 50 que os brasileiros elegíveis estão recebendo. O benefício é concedido apenas a famílias de baixa renda que encontram-se em situação clara de necessidade. Contudo, muitas pessoas em condições semelhantes ainda não viram a cor do dinheiro, sendo que não há uma resposta clara sobre o porquê disso.
De acordo com o governo, o benefício é depositado junto ao Auxílio Brasil, porém ele pode ocorrer a cada 60 dias. O governo também frisou que não existe uma regra clara quanto ao depósito e que essa situação pode ser modificada. A expectativa é a de que o próximo pagamento ocorra em abril.