Os ovos fazem parte do seleto grupo de super alimentos, já que apresenta uma série de vantagens nutricionais. Esses itens de origem animal são ricos em proteínas, minerais e vitaminas importantes para o organismo humano. O melhor de tudo é que dá para consumir ovos em dietas salgadas e doces, com preparos líquidos, sólidos e pastosos. Ou seja, é realmente um alimento versátil, embora existam alguns erros na hora de armazenar ovo em casa que talvez você cometa.
Veja também: 4 benefícios do alecrim: saiba por que incluir a erva na sua alimentação
Ainda que os ovos contem com uma ótima proteção relacionada à casca, a verdade é que existem riscos de contaminação. Talvez você nem perceba, mas algumas atitudes podem prejudicar bastante o valor nutricional do alimento e até oferecer riscos à saúde. Conheça quais são essas gafes agora mesmo para evitar transtornos futuros.
Maiores erros na hora de conservar ovos em casa
1 – Não guardar na geladeira pode ser um erro
Deixar os ovos fora da geladeira é uma atitude que muitos brasileiros tomam no dia a dia. Existem até recipientes e cestas com formatos variados que foram criados e são vendidas para esse fim. O problema é que a temperatura ambiente elevada compromete a validade do ovo. Assim, ele pode se estragar bem antes do previsto.
2 – Deixar o ovo na porta da geladeira
Algumas geladeiras já vêm de fábrica com a bandeja de ovos colocada em algum compartimento na porta. No entanto, hoje sabe-se que isso é um erro grave. O problema está justamente na variação de temperatura ao abrir e fechar o equipamento. Como no item anterior, este fator compromete a qualidade dos ovos.
3 – Lavar pode ser um dos erros na hora de armazenar ovo
Existem consumidores que lavam os ovos antes de guardá-los dentro da geladeira acreditando que estão tomando os cuidados devidos. O problema é que a casca do ovo é porosa e agentes químicos como o sabão podem penetrar no interior da estrutura do alimento. Além disso, quando se lava o ovo, parte da proteção da casca é retirada, o que facilita a entrada de microrganismos prejudiciais.