scorecardresearch ghost pixel



4 benefícios do alecrim: saiba por que incluir a erva na sua alimentação

Conheça tudo que o alecrim pode fazer pela sua saúde e você nem sabia. Planta é uma das ervas medicinais mais utilizadas e famosas de todo o mundo.



O alecrim tem origem no Mediterrâneo, mas se espalhou por todo o mundo e é uma das ervas mais utilizadas na culinária. No entanto, suas propriedades medicinais são conhecidas e relatadas há muito tempo. Qualquer pessoa pode obter ganhos para a saúde através dos benefícios do alecrim.

Veja também: Como fazer adubo líquido orgânico para usar na horta

Dentre as vantagens que a especiaria oferece estão: melhora do humor, mais saúde mental, auxilia o emagrecimento, diminuição do estresse, entre outros. Mais do que isso, o alecrim fortalece o sistema imunológico e ajuda no tratamento de doenças respiratórias. Se você se surpreendeu com todas essas informações, conheça mais sobre tudo que o alecrim pode te oferecer.

Benefícios do alecrim para o corpo humano

1- Alecrim melhora o humor e ajuda na memória

Os óleos essenciais presentes no alecrim são os responsáveis por melhorar o humor da quem os utiliza. Além disso, eles estão diretamente ligados à melhora da memória e ao bem-estar. Isso decorre da presença de ácido carnósico. Ele é um antioxidante que trabalha diretamente com o sistema nervoso central e se faz indicado no tratamento de depressão, ansiedade, cansaço, estresse e Alzheimer.

2- Benefícios do alecrim ajudam em problemas respiratórios

Uma das grandes funções do alecrim está em seus benefícios para o sistema respiratório. Ele funciona como um expectorante natural, podendo ser utilizado em casos de gripes e resfriados. Pacientes que sofrem com asma e bronquite também encontram alívio nessa erva medicinal.

3- Possui ação diurética e digestiva

O alecrim é um excelente diurético natural e auxilia imensamente no processo de digestão. Ele ajuda a aumentar a produção de urina, o que faz com que o corpo desinche e não retenha líquidos.

4- Alivia as cólicas menstruais

As mulheres que sofrem mensalmente com as cólicas menstruais podem se beneficiar bastante do alecrim. A planta, quando consumida em forma de chá, tem potencial de diminuir consideravelmente as dores da cólica menstrual. Mais do que isso, o alecrim ajuda a circular melhor o sangue, o que diminui o fluxo do período para as mulheres.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário