PIS/Pasep 2022: Veja o que fazer se você não recebeu o benefício

Dataprev anunciou lista com mais de 1,6 milhão de novos aprovados. Saiba como consultar e o que fazer caso você não sido contemplado.



Este ano, trabalhadores que cumprirem as regras de pagamento do PIS/Pasep receberão quantias de até R$ 1.212. Se por um um lado milhões de pessoas serão contempladas, outras, no entanto, não terão a mesma sorte. Por conta de falhas, muitos cidadãos podem ficar de fora do abono salarial 2022. Mas ainda não é o fim. Saiba mais abaixo!

Leia mais: O que pode mudar com a isenção do PIS/Cofins da gasolina?

Dataprev inclui novos beneficiários no PIS e Pasep

Na última quarta-feira, 16, a Dataprev – empresa de tecnologia da Previdência Social – anunciou a inclusão de mais de 1,6 milhão de trabalhadores nos repasses do benefício após um período de reprocessamento de dados. Agora esse público de profissionais recém-aprovados no PIS/Pasep receberão até R$ 1.212 entre os dias 29 e 31 de março.

Portanto, se na primeira consulta ao benefício o trabalhador não havia sido contemplado, vale a pena consultar mais uma vez para saber se a revisão cadastral foi positiva. De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência (MTP), os interessados podem consultar se estão no lote residual por meio do portal GOV.BR ou aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Outra forma de obter mais detalhes sobre o PIS, pago pela Caixa Econômica Federal aos funcionários de empresas privadas, é entrando em contato com o número 0800 726 02 07 ou baixando o aplicativo Caixa Trabalhador. Já os informes relacionados ao Pasep estão disponíveis no site do Banco do Brasil, que cuida dos repasses aos servidores públicos.

Negativa do abono salarial: E quem ficou de fora do reprocessamento?

Aqueles que preenchem os requisitos do abono salarial, mas acabaram ficando de fora dos pagamentos deste ano devem conferir se os dados informados estão corretos, e partir daí, reclamar nos devidos canais de atendimento.

Os principais motivos que levam à negativa do PIS/Pasep são: informações erradas, desatualizadas ou inexistentes na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de responsabilidade do empregador; falta ou erro do número do PIS; e divergência entre as informações prestadas nas bases do governo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário