scorecardresearch ghost pixel



PIS: quem tem conta na Caixa recebe antes?

O pagamento do PIS/Pasep já começou e segue um calendário que leva em conta o mês de aniversário ou o número final da inscrição.



O novo lote do abono salarial do PIS/Pasep começou a ser pago para os trabalhadores nascidos em junho e aos servidores públicos com inscrição de final 5. Os valores pagos variam de R$ 101 a R$ 1.212. O pagamento é referente ao ano-base 2020.

Leia mais: Aprenda a consultar dinheiro ‘esquecido’ nos bancos com seu CPF

O dinheiro do abono salarial fica disponível para saque até 29 de dezembro. Para ter direito ao benefício é preciso ter recebido no máximo dois salários mínimos, ter carteira assinada e trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de referência do pagamento.

Pagamento do PIS/Pasep

De acordo com os cálculos, o abono salarial para um valor proporcional de acordo com os meses trabalhados. Por exemplo, para receber o valor máximo de 1 salário mínimo é preciso ter trabalhado os 12 meses do ano-base.

Outra exigência é que o trabalhador esteja inscrito há pelo menos 5 anos no PIS/Pasep. Para garantir o pagamento é essencial estar com todos os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores do setor privado. Já o Pasep, dos servidores públicos, fica a cargo do Banco do Brasil.

Quem ainda está em dúvida se recebe o benefício e quer conferir quando vai receber, a consulta pode ser feita pelo telefone 158 ou também pela Carteira de Trabalho Digital.

Os trabalhadores do setor privado consultam também pelo Caixa Trabalhador ou Caixa Tem. Quem tem conta corrente na Caixa recebe o PIS automaticamente. O pagamento é de acordo com o mês de aniversário.

Já o Pasep é por crédito em conta no Banco do Brasil. Quem não tem conta no banco pode transferir o dinheiro por TED. Nos dois casos não existe prioridade na ordem de pagamento. Ou seja, o PIS segue o mês de aniversário e o Pasep é de acordo com o número final da inscrição.




Voltar ao topo

Deixe um comentário