PIS: veja como consultar seu número de registro para sacar até R$ 1.212

O trabalhador precisa aprender a consultar o PIS para saber quando vai receber o abono salarial e demais informações sobre os benefícios.



O Programa de Integração Social (PIS) garante uma série de benefícios aos trabalhadores brasileiros. O abono salarial paga até um salário mínimo para quem trabalhou de carteira assinada no ano-base. Aprenda a consultar o PIS e conferir se tem valores a receber.

Leia mais: IR 2022: veja como fica a situação de quem não declarar

O PIS é um número gerado no primeiro emprego de carteira assinada. Por não ser um número usado no dia a dia, muitos sequer sabem onde encontrar essa informação.

Consultar o PIS

Quem trabalhou de carteira assinada ao longo dos 12 meses do ano-base recebe, neste ano, R$ 1.212. O cálculo do abono salarial do PIS leva em conta a quantidade de meses trabalhados para definir o valor final do benefício.

O número do PIS está em vários lugares. A forma mais simples de consultá-lo é diretamente na Carteira de Trabalho. Outra forma de saber o número é por meio dos extratos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para consultar o PIS pelo FGTS, os trabalhadores podem, inclusive, acessar a informação por meio do site ou app. Pode ser também pelo aplicativo “Meu INSS”. Ou até mesmo na Carteira de Trabalho Digital.

Aos que não conseguem acessar pela internet, outra opção é pelas centrais de atendimento, como no 135, da Previdência Social. A Caixa Econômica Federal também informa o número do PIS pelo telefone 0800-7260207. Mas, nesses casos, é preciso fornecer alguns dados pessoais de cada trabalhador para ter acesso à informação.

Vale lembrar que nesta terça-feira, 15, começa o pagamento do abono salarial do PIS para os trabalhadores nascidos no mês de março.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário