scorecardresearch ghost pixel



Abono salarial PIS/Pasep: Quando sai o benefício referente ao ano-base 2021?

Cerca de 23 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial em 2022, mas pagamentos são relativos a 2020.



Em meio à crise econômica causada pela pandemia no ano passado, o governo federal decidiu adiar os repasses do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. Os pagamentos ficaram para este ano, e estão ocorrendo desde o dia 8 de fevereiro.

Leia mais: Herdeiros poderão sacar dinheiro esquecido nos bancos; veja como

Muitos trabalhadores ficaram na expectativa de receber o benefício em dobro, já que para 2022 também estava previsto o depósito do abono ano-base 2021. Isso porque a liberação quase sempre leva em conta o ano anterior de trabalho.

Quando sai o PIS/Pasep 2021?

Infelizmente, não haverá pagamento dobrado em 2022. Mais uma vez, o governo decidiu adiar os repasses, que foram postergados para 2023.

Apesar de ter confirmado o adiamento, nenhum calendário foi divulgado até o momento. Seguindo a lógica adotada neste ano, é possível que os depósitos do abono ano-base 2021 comecem no início do próximo ano, provavelmente abrangendo os meses de fevereiro e março.

Quem recebe o abono 2021 adiado?

Poderá ter acesso ao benefício o trabalhador que:

  • Está cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2021;
  • Recebeu remuneração mensal de até dois salários mínimos em 2021;
  • Está com os dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Abono atrasado de 2019

Cerca de 320 mil trabalhadores não sacaram os valores relativos ao abono salarial do ano-base 2019, pago em 2020. Esse grupo terá uma nova chance de receber os atrasados a partir do dia 31 de março.

Para solicitar o saque do abono de 2019, o trabalhador deve procurar uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência e abrir um recurso administrativo para reenvio do dinheiro à Caixa Econômica Federal (PIS) ou ao Banco do Brasil (Pasep).

O pedido também pode ser feito pela central Alô Trabalho (telefone 158), ou ainda pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” pela sigla do estado onde reside.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário