PIX: descubra como saber se a sua chave foi vazada

O Banco Central anunciou em fevereiro uma relação de chave PIX vazada. Foi o terceiro caso registrado desde a criação da ferramenta.



O Banco Central divulgou três vazamentos de chaves PIX de setembro do ano passado para cá. Mais recentemente, em 3 de fevereiro, o BC anunciou um total de 2.112. Isso aumenta a preocupação dos brasileiros quanto ao compartilhamento de dados. Você sabe o que fazer para conferir se a sua chave foi vazada?

Leia mais: Aposentados do INSS vão receber benefício em dobro em abril e maio

O PIX é usado no Brasil desde novembro de 2020. A ferramenta é considerada nova, mas já tem inúmeros adeptos. Mas quando o assunto é informação pessoal na internet, a segurança tem que ser garantida. A cada anúncio de vazamento de chaves PIX, a incerteza aumenta.

Chave PIX vazada

De acordo com dados do Banco Central, os dados vazados nas três situações mais recentes dizem respeito aos dados de cadastro. Por exemplo, nome, CPF, telefone e instituição bancária.

Até hoje, quase 577 mil chaves foram expostas no Brasil. Como o vazamento de dados envolveu algumas instituições específicas, o BC garante que todos os clientes foram informados sobre o vazamento. Ou seja, as próprias instituições fizeram os alertas por meio do sistema de internet de cada banco. Dessa forma, quem não recebeu nenhum alerta não precisa se preocupar.

O BC garante ainda que nenhum tipo de e-mail, ligação ou mensagem de texto repassa esse tipo de informação. Qualquer notificação nesse sentido deve servir de alerta, pois pode ser um golpe. A orientação é nunca clicar em links por e-mail ou mensagem no celular que indique que a chave PIX foi vazada.

Isso porque muitos criminosos usam essa estratégia para roubar os dados das contas bancárias. O BC garante que em todos os casos de vazamento de chaves PIX, nenhuma informação sensível ficou comprometida. O alerta é para nunca fornecer dados de contas, como a senha.




Voltar ao topo

Deixe um comentário