O preço da gasolina tem desagradado grande parte da população que depende do carro para se locomover e a alta do petróleo deixa os brasileiros cada vez mais pessimistas. Foi pensando nessa situação que o deputado federal Heitor Freire (União) relatou na PL 567/2022 a ideia de acabar com a proibição de motores a diesel no país, considerada em 1976 a partir da Portaria MIC 346, como forma de barrar problemas ambientais.
Veja também: Gasolina no Brasil é 52 vezes mais cara que na Venezuela
Com algumas exceções, como barcos, não houve nenhuma abertura desde então para o uso desse tipo de combustível, uma das opções mais baratas e que veio à tona devido a alta da gasolina comum.
Tentando promover linhas populares e baratas, a lei tenta derrubar o que foi decidido há 46 anos, tendo a vista a facilidade de ter uma alternativa de transporte confortável gastando menos. O contexto de crise impulsionou essa iniciativa com urgência e ainda divide opiniões.
Qual é o objetivo da PL dos carros a diesel?
Segundo o deputado Heitor Freire o Brasil é o único país do mundo a proibir o diesel na indústria automobilística, representando um atraso grande para o Brasil. Na opinião do político, essa é uma ação que tira dos cidadãos a oportunidade de conquistar o próprio automóvel.
Ao protocolar o pedido junto ao poder público, seu objetivo é realmente disponibilizar energia eficiente e de baixo custo, beneficiando o consumidor final.
O texto segue pautado na Câmara dos Deputados, visto que foi anexado recentemente e será discutido com os representantes de diversas bancadas. O risco de não ser aprovada ainda permanece, mas o protocolo visa acompanhar os parâmetros internacionais, levando em conta os países que permitem esse recurso.
Caso seja aceita e a restrição seja anulada, siglas que representam a substância voltarão a ocupar o vocabulário nas notícias: dCI, TDI e CDTI.