scorecardresearch ghost pixel



Posso colocar meu filho em escola particular se recebo o Auxílio Brasil?

Saiba se você pode matricular o seu filho em escola particular, se recebe o Auxílio Brasil.



Desde o fim do Auxílio Emergencial, o Governo Federal tem pensado em formas de continuar apoiando a população mais carente do país. Com isso, surgiu o Auxílio Brasil, que visa atender a população em situação de extrema pobreza.

Para que uma família receba o Auxílio Brasil, é necessário se enquadrar em alguns requisitos. Um deles diz respeito à renda mensal familiar, que deve ser de no máximo 210 reais por pessoa.

Leia mais sobre o Auxílio Brasil.

Outro requisito importante para as famílias que possuem crianças e adolescentes é que esses jovens estejam matriculados e com a frequência regular na escola.

Os requisitos não especificam se essa escola deve ser particular ou pública. Mas subentende-se que, se uma pessoa está em uma situação de “extrema pobreza”, dificilmente restarão recursos para matricular uma criança na rede particular de ensino.

Mas é claro que existem exceções para essa situação, visto que podem ter escolas de bairro com um valor mais acessível, ou escolas comunitárias que pedem apenas um valor simbólico das mensalidades escolares.

Além disso, uma criança pode conseguir uma bolsa em uma escola particular e estudar na instituição gratuitamente ou ter que pagar apenas uma porcentagem da mensalidade.

Embora não seja uma realidade muito comum para as pessoas que recebem o Auxílio Brasil, se você tem condições de arcar com uma escola particular, seja nas condições mencionadas anteriormente, ou em outras situações, você pode sim colocar o seu filho para estudar em uma instituição particular.

O mais importante é que o seu filho esteja matriculado em uma escola e que tenha uma frequência regular, pois, em algumas situações de recadastramento, o comprovante de matrícula e regularidade podem ser exigidos.

Se no momento da exigência desses documentos a criança não estiver devidamente matriculada, ou, mesmo que esteja matriculada, não estiver frequentando as aulas, aí sim você pode perder o benefício do Auxílio Brasil.

E as escolas públicas?

Pesquisas feitas pelo INEP mostram que a maioria das escolas brasileiras são da rede pública de ensino. Embora as escolas públicas sejam majoritárias, muitos pais gostariam de ter condições de matricular seus filhos em escolas particulares, visto que o ensino público deixa a desejar.

Se você é um dos pais que gostaria de matricular o seu filho em uma escola privada, mas não tem condições, mantenha o seu filho inscrito em uma escola pública e proporcione o suporte necessário que ele precisa para aprender mais em casa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário