scorecardresearch ghost pixel



Precisa declarar criptomoedas no Imposto de Renda em 2022?

Contribuindo deve fazer a declaração de bitcoins e criptomoedas gerais, ou tokens, em sua ficha de Imposto de Renda, inclusive em 2022.



As criptomoedas precisam ser declaradas no Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas ou jurídicas. A Receita Federal definiu essa norma ainda em 2019, obrigando a informação dos criptoativos. Em outras palavras, os lucros respectivos às criptomoedas serão tributáveis quando o montante for maior do que o previsto para isenção.

Veja também: Caixa mantém isenção de anuidade vitalícia para cartão de crédito

Se o contribuinte receber mais de R$ 35 mil por mês, a Receita irá tributar seus lucros com criptomoedas. Dessa forma, pode-se dizer que a tabela de tributação anual progressiva se aplica também nesse universo.

Como declarar as criptomoedas no Imposto de Renda (IR) 2022

Para efetuar o recolhimento dos impostos, é necessário que seja feito um Darf. Esse é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, disponível através do código de receita 4600.Isso se aplica a qualquer tipo de transação, incluindo trocas.

É preciso informar quantidade de criptomoedas

Caso seus ganhos não sejam tão altos, ainda assim é preciso informar sua posse de criptomoedas. O procedimento é obrigatório para quem tem mais de R$ 5 mil em bitcoins (ou outros ativos). Neste caso, basta informar o valor na ficha de declaração, através do item “Bens e Direitos”. Cada um dos criptoativos tem um código específico, como:

  • 01 para bitcoin (BTC);
  • 02 para altcoins (ETH, LINK, LTC e outros);
  • 03 para stablecoins;
  • 10 para Tokens não fungíveis (NFTs);
  • 99 para tokens ou outros criptoativos que não sejam moedas.

Lembre-se de informar a quantidade de criptomoedas compradas na área designada por “Discriminação”. Lá também deve ser explicitado o nome da moeda digital, a data de compra, os dados da exchange (corretora) ou da pessoa que vendeu o bem (CNPJ e CPF). O contribuinte também deve informar o local onde estão guardados os bens digitais.

As pessoas que venderam caritativos (moedas e tokens gerais) e já havia feito a declaração também devem declarar. Isso vale para as transações realizadas no ano de 2021, as quais entram para o IR de 2022.




Voltar ao topo

Deixe um comentário