Um projeto de lei de 2021 propõe elevar o percentual de 35% para 40% do valor do empréstimo consignado aos aposentados até 31 de dezembro deste ano. O prazo terminou em dezembro de 2021. O texto segue em análise na Câmara dos Deputados.
Leia mais: INSS paga valores extras a aposentados e outros segurados no dia 7 de março
Pelas normas, dos 40% do consignado, 5% seriam destinados para o saque ou pagamento das faturas do cartão de crédito. Assim, a medida permitiu elevar o empréstimo como uma forma de amenizar as dificuldades econômicas e sociais provocadas pela pandemia da Covid-19.
Consignado de aposentados
O texto quer ampliar o período diante da segunda onda da pandemia, com as novas restrições provocadas pela variante Ômicron, que mais uma vez prejudicaram a economia.
Isso sem contar a inflação alta, com aumento nos preços dos alimentos, combustíveis e tantos gastos que apertaram o orçamento das famílias brasileiras.
Assim, pelo projeto de lei, o percentual ficaria em 40% do valor do empréstimo consignado aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O projeto de lei ainda está em análise na Câmara dos Deputados e vai ser analisado pelas comissões da Casa, como Seguridade Social e Família; Trabalho; Administração e Serviço Público e outras.
Vale lembrar que o empréstimo consignado tem taxa de juros mais baixas, pela segurança desse tipo de empréstimo. Isso porque as parcelas são descontadas todos os meses, diretamente dos salários recebidos pelos aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
Outro detalhe é que as parcelas dos consignados seguem as mesmas do começo ao fim. Assim, os aposentados têm mais condições de organizarem o orçamento de forma a saber quanto por mês fica comprometido com a quitação do empréstimo.