scorecardresearch ghost pixel



Quando recebo o abono salarial referente ao ano de 2021?

O abono salarial leva em conta sempre o ano-base. Com os atrasos no pagamento provocados pela pandemia, veja quando receber pelos meses trabalhados em 2021.



Desde o início da pandemia da covid-19, o calendário de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep teve várias mudanças. Por exemplo, os valores pagos agora em 2022 dizem respeito ao ano-base de 2020. Ou seja, está em atraso e não diz respeito aos meses trabalhados em 2021.

Leia mais: Novo grupo será atendido pelo Auxílio Brasil. Veja as regras e valores

Logo, se a pessoa trabalhou ao longo de todo o ano 2021 e está querendo saber quando irá receber o abono salarial, a espera vai ser um pouco maior.

É que o ano-base de 2021 deverá ter o pagamento somente em 2023. Isso, claro, se não surgirem novos atrasos.

Abono salarial

Antes de tudo, é bom lembrar que o abono salarial é pago aos trabalhadores que tiveram emprego de carteira assinada no ano-base do pagamento. Dessa forma, o valor pago é de acordo com os meses trabalhados. Sendo que o máximo que uma pessoa receberá é o valor de um salário mínimo.

Assim, quem trabalhou somente um mês recebe proporcional a esse período, e quem trabalhou os 12 meses recebe um salário. Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep o trabalhador precisa receber até dois salários mínimos.

O atraso nos pagamentos, segundo o Governo Federal, aconteceu por conta dos recursos redirecionados para o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

Por isso, quem trabalhou de carteira assinada no ano passado e agora aguarda pelo benefício precisa esperar um pouco mais. E ainda não entra no calendário de 2022. Ou seja, ficará apenas para o abono salarial do PIS/Pasep em 2023.

O dinheiro é sempre muito aguardado pelos trabalhadores, por funcionar como um 14º salário. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, e o Pasep pelo Banco do Brasil. Nos dois casos, a gestão fica a cargo do Ministério do Trabalho e Previdência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário