O calendário do abono salarial PIS/Pasep ativo neste ano é referente ao ano-base 2020, cujos pagamentos ocorreriam em 2021, mas foram adiados por decisão do governo. Em geral, os repasses do benefício levam em conta o período trabalhado no ano anterior.
Leia mais: Famílias podem receber um desconto de até 65% na conta luz, mas não sabem; Veja como funciona
Por conta do adiamento, muita gente acreditou que havia liberação em dobro neste ano. Isso porque além do depósito do abono ano-base 2020, também estava previsto o depósito do abono ano-base 2021.
A má notícia é que o governo confirmou que não haverá pagamento em dobro. Somente os trabalhadores que atuaram em 2020 terão acesso ao dinheiro este ano, já que os repasses do ano-base 2021 também foram adiados.
E quando o benefício será pago?
Ainda não se sabe quando os depósitos serão feitos, mas é bem possível que fiquem para o próximo ano. Considerando a falta de orçamento enfrentada pelo governo, é quase possível afirmar que não haverá uma nova liberação em 2022.
Abono salarial PIS/Pasep
O benefício no valor de até um salário mínimo (R$ 1.212) é um direito de trabalhadores da iniciativa pública e privada. Neste ano, as regras para receber são as seguintes:
- Ter cadastro no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano-base 2020;
- Ter recebido remuneração de até dois salários mínimos, em média, em 2020.
- Estar com suas informações corretas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
A consulta do abono pode ser feita no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou pelos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (PIS) e do Banco do Brasil (Pasep).
Calendário do PIS Pasep 2022
Veja as próximas datas do calendário deste ano do abono salarial PIS/Pasep:
PIS (funcionários de empresas privadas)
- Nascidos em outubro: dia 24 de março;
- Nascidos em novembro: dia 29 de março;
- Nascidos em dezembro: dia 31 de março.
Pasep (servidores públicos)
- Final 9: dia 24 de março.